Política Titulo Em análise
Desgastado no PMDB, Araújo é sondado por aliados

Vereador de Sto.André está inserido em comissão de ética da legenda; lideranças do PSD e do futuro PL tentam acerto

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
18/02/2015 | 07:48
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Em processo de fritura nas fileiras do PMDB, o vereador de Santo André José de Araújo é cotado por legendas aliadas ao Paço, comandado pelo prefeito Carlos Grana (PT). Peemedebista histórico, o parlamentar está enquadrado por conselho de ética da sigla na esfera estadual, devido a ação movida pelo diretório municipal, o que tem provocado desgaste político desde 2013. Lideranças do PSD, ligadas ao secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, e os encabeçadores da recriação do futuro PL (Partido Liberal) apostam que acerto pode ser efetivado.

Dirigentes de partidos da base da gestão petista avaliam que Araújo pode migrar para outras legendas sem risco de perda de mandato por conta do processo de expulsão que corre no PMDB. A saída para sigla já existente seria sob justificativa de perseguição interna. Por outro lado, a votação do peemedebista nas últimas eleições afugenta eventuais candidatos a uma vaga na Câmara. Embora quinto na lista dos mais lembrados nas urnas, em 2012, com 5.303 votos, ele mantém a margem para conseguir renovar seu mandato e não atrai correligionários ao Legislativo.

No PSD, Araújo já teria, inclusive, aval de parte dos filiados para possível ingresso. No PL, por sua vez, o peemedebista auxiliaria na condução de coleta de assinaturas. A sigla deve ser protocolada na Justiça Eleitoral até fim de setembro para ter sinal verde no pleito de 2016. Por ser legenda nova no cenário, a entrada do político não criaria obstáculo, uma vez que a legislação permite a migração a partidos que estão em formação. A agremiação é articulada pelo ministro das Cidades e presidente nacional pessedista, Gilberto Kassab, que visa rivalizar exatamente com o PMDB.

Araújo possui relação estremecida com o mandatário local peemedebista, Nilson Bonome. Ele sequer participa de reuniões mensais da sigla, porém, oficialmente, evitou comentar sondagens e nega negociações para a saída. “Pelo bem do partido, eu espero ainda o desenrolar das discussões sobre convenções internas para tomar posicionamento definitivo.” Bonome não foi localizado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;