Economia Titulo Banco do Povo
BC chinês diz que yuan está próximo do 'equilíbrio'
31/12/2011 | 10:50
Compartilhar notícia


O presidente do Banco do Povo da China (PBoC, o banco central chinês), Zhou Xiaochuan, disse que a moeda chinesa, o yuan, está se aproximando do ponto de equilíbrio e que o país tem espaço para alterar sua política monetária.

 

Em entrevista publicada neste sábado pela revista Caixin, o presidente do banco central chinês disse que a China deve se preparar para um ambiente de desaceleração econômica e que incertezas futuras irão influenciar as metas da política do PBoC.

 

Zhou disse ainda que o crescimento econômico da China continuará forte em 2012 e que a urgência em reduzir as pressões inflacionárias diminuíram em relação a meses atrás. Ele estima a taxa de inflação de 2011 em torno de 5%.

 

"Nós precisamos nos preparar para um ambiente externo bem obscuro", afirmou, reiterando que o BC chinês vai continuar a implementar uma política monetária "prudente" em 2012 e procurará tornar suas políticas mais focadas e flexíveis.

 

O ritmo de crescimento da China está diminuindo por conta da crise internacional. No terceiro trimestre, o produto interno bruto (PIB) chinês expandiu 9,1% em relação a um ano antes, depois de crescer 9,5% no segundo trimestre e 9,7% nos primeiros três meses do ano, com base no mesmo tipo de comparação.

 

Alguns economistas acreditam que a China pretende mudar seu foco e estimular a economia em meio à queda da inflação. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;