Economia Titulo
Receita libera consulta à malha fina
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
05/01/2007 | 23:06
Compartilhar notícia


Nesta segunda-feira, a Receita Federal libera para consulta o primeiro lote residual de IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física), ou seja, do declarante que caiu na malha fina em 2006, com ano-base 2005. O total de declarações neste pacote é de 250.994 contribuições.

Do montante, 116 mil contribuintes têm imposto a restituir, o que significa quase R$ 200 milhões de volta para os declarantes.

No entanto, mais de 72 mil pessoas têm imposto a pagar, uma soma de mais de R$ 96 milhões. Já quem não deve à Receita nem tem o que receber fica entre as 62 mil contribuições liberadas.

O valor que será restituído terá a correção de 10,05%, correspondentes à taxa Selic de maio a dezembro do ano passado e mais 1% referente ao mês de janeiro de 2007.

Para saber se a declaração está nesse lote, o contribuinte pode acessar a internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone (0300-78-0300) e fazer a consulta informando o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Quem não informou número de conta para o recebimento da restituição, deve ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar para o número 4004-0001 e informar a conta e banco em que o montante deve ser depositado.

Histórico - No ano passado, mais de 746 mil declarações foram retidas na malha fina.

Já em 2005, este número alcançou o total de 900 mil documentos.

Segundo a Receita Federal, grande parte dos contribuintes que ficaram para os lotes residuais tiveram a restituição retida por conta de omissão de rendimentos recebidos de pessoa física.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;