Internacional Titulo
Familiares e amigos de Litvinenko pedem garantias de segurança
Da AFP
10/12/2006 | 19:52
Compartilhar notícia


Familiares e amigos do ex-espião russo Alexander Litvinenko, falecido em 23 de novembro por envenenamento com polônio 210, exigem garantias de segurança das autoridades britânicas para falar com os investigadores russos, afirmou neste domingo o porta-voz Alex Goldfarb.

O jornal Sunday Times afirma em sua edição deste domingo que os investigadores russos querem viajar a Londres para se reunir com Boris Berezovsky, um multimilionário exilado na capital inglesa e opositor do presidente Vladimir Putin, e com Ajmed Zakayev, líder separatista checheno que vive na Grã-Bretanha.

"Falei com muitas pessoas ligadas a Alexander, como Marina (Litvinenko, sua viúva), Berezovsky e Zakayev. Nenhuma delas confia na investigação russa", declarou Goldfarb. "Eles não falarão com os russo em Londres a não ser que os britânicos o peçam ou para ajudar os britânicos a ter acesso às testemunhas. Só assim aceitarão falar com eles", acrescentou.

"Mas há condições. Uma é que os encontros não podem ocorrer na embaixada da Rússia em Londres e deve ter proteção policial. A segunda é que a polícia britânica deve dar garantias de que os investigadores russos foram revistados para evitar qualquer tipo de envenenamento", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;