Economia Titulo
Usinas térmicas emergenciais do NE são desligadas temporariamente
Do Diário OnLine
Com Agências
16/01/2004 | 19:20
Compartilhar notícia


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) suspendeu, na noite desta quinta-feira, o uso das 20 usinas térmicas emergenciais que funcionavam para evitar que os reservatórios da região esvaziassem. A decisão, é resultado das chuvas ocorridas nos últimos dias. Porém, ela é provisória e depende da conclusão da análise do Operador sobre a projeção de despacho das usinas para a próxima semana.

As fortes chuvas na região já fizeram com que as térmicas emergenciais, que são mais caras, gerassem menos energia nesta quinta-feira. De acordo com o ONS a previsão de geração era de 851 MW, mas só foi necessária a geração de 444 MW. O operador pretende ligar primeiro as usinas que oferecem um preço de energia mais barato.

Apesar de uma melhora de 0,67 pontos percentuais, os reservatórios ainda não estão com seus níveis acima da curva de risco. O nível atual está em 17,58% e a curva estabelece como seguro um nível acima de 19,32%. Porém, as chuvas elevaram o limite de capacidade de geração das usinas hidrelétricas de Itapebi e Boa Esperança, que não fazem parte da bacia do rio São Francisco.

A queda da temperatura na região também contribuiu para a redução do consumo, que foi de 6.114 MW médios contra 6.512 MW médios que estavam previstos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;