Cultura & Lazer Titulo
Exposiçoes do Centro Cultural SP revelam surpresas
Do Diário do Grande ABC
27/04/2000 | 15:50
Compartilhar notícia


A primeira ediçao deste ano do Programa Anual de Exposiçoes reúne algumas boas surpresas no Centro Cultural Sao Paulo (CCSP) desde segunda-feira. A mostra dedicada à descoberta de novos talentos reúne, desta vez, um conjunto de trabalhos que, diferentemente das últimas ediçoes, mostram o interesse de artista emergentes pelas "velhas" linguagens. Em vez dos previsíveis projetos de instalaçoes, os quatro selecionados mostram criaçoes em pintura e desenho, ao lado da exibiçao das artistas convidadas, Márcia Pastore e Renata Tassinari.

Camila Duprat, diretora da Divisao de Artes Plásticas do Centro Cultural, conta que essa triagem estreita de trabalhos se deve ao crivo do júri, que muda a cada ano. Assim, dos quase 400 inscritos, apenas Chico Linares, Georgia Vilela, Rubens Espírito Santo e Salvator Minerbo foram selecionados pelos críticos Rodrigo Naves, Luiz Renato, pelo artista plástico Iran do Espírito Santo e pelas diretoras Camila Duprat e Miriam Bolsoni.

"Senti que, este ano, a escolha foi mais apertada que nunca", comenta Camila. De acordo com ela, os projetos enviados aumentaram na média de qualidade e ainda assim, apenas quatro ganharam a montagem e exibiçao de suas obra. Chico Linares, por exemplo, mostra uma série de desenhos em formato pequeno e sem cor. Ainda assim, os trabalhos, que lembram croquis de projetos arquitetônicos, chamam a atençao do espectador, bem antes deste se aproximar das criaçoes.

De acordo com Camila, outra força desse novo grupo de escolhidos é a identidade autônoma de suas obras. Também com desenho, Georgia Vilela mostra que é possível criar novos caminhos dentro do cenário paulistano das artes. Seus trabalhos, mesmo gráficos, trazem questoes próprias da pintura, como a matéria e a veladura, também sem o uso da cor. "Antes, apareciam muito mais imitaçoes e trabalhos muito influenciados por modismos", conta Camila que está reunindo em um banco de dados a história do programa, que lançou gente como Rosangela Rennó e Sandra Cinto.

A idéia da diretora é reunir esse registro dos últimos dez anos do programa em um livro, mas ainda nao apareceram patrocinadores para a realizaçao do projeto.

Artista convidada, Márcia Pastore mostra pela primeira vez em Sao Paulo sua intrigante série de escultura em bronze niquelado. As peças, com formatos orgânicos, estao espalhadas pelo chao e paredes do espaço recém-reformado do Centro Cultural ao lado das coloridas telas de Renata Tassinari.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;