Internacional Titulo
Recomeça a audiência sobre o caso Pinochet
Do Diário do Grande ABC
19/01/1999 | 14:58
Compartilhar notícia


Os advogados dos governos espanhol e britânico que desejam negar a imunidade soberana ao ex-ditador chileno Augusto Pinochet sustentaram nesta terça que as convençoes internacionais que tornam a tortura um crime contra a humanidade nao amparam nem os chefes de estado.

Pinochet foi detido em Londres em 16 de outubro, com base em pedido de um juiz espanhol, Baltasar Garzón, que se baseou nos abusos cometidos durante seu regime, de 1973 a 1990.

Os defensores de Pinochet argumentam que sua detençao é ilegal sob as leis britânicas porque as acusaçoes que lhe sao feitas se referem a açoes ocorridas quando era o chefe de estado chileno.

Os advogados da Espanha e da Gra-Bretanha argumentaram segunda que o direito internacional obriga a Gra-Bretanha a extraditar Pinochet da mesma maneira que obriga a Espanha a julgá-lo.

``Argumentamos ser inconcebível que a comunidade internacional se proponha a excluir as pessoas das mais altas esferas do governo - pessoas que dao as ordens - mas incluir os funcionários públicos que recebem essas ordens', disse o advogado Alun Jones ante o tribunal de sete juízes da Câmara dos Lordes, a mais alta corte do reino.

Esta é a segunda vez que a corte tem em suas maos o destino do general chileno, de 83 anos.

Jones iniciou sua argumentaçao ontem dizendo que Pinochet nao era chefe de estado nos primeiros meses de seu regime porque tinha deposto o presidente Salvador Allende com um golpe militar, em 1973, e inicialmente foi chefe da junta militar.

O advogado também disse que as novas alegaçoes sugerem que Pinochet instruiu seus partidários que assassinaram, torturaram e seqüestraram nos dias anteriores ao golpe e por isso nao cabia que reclamasse imunidade como chefe de estado.

Os advogados do ex-ditador, que apresentaram seus argumentos esta semana, afirmam que Pinochet foi reconhecido como chefe de estado imediatamente após o golpe.

O juiz que preside o tribunal dos lordes, Nicolas Browne-Wilkinson, disse ontem que pediria ao Ministério das Relaçoes Exteriores que esclareça exatamente quando considerou Pinochet chefe de estado. Na primeira audiência, os cinco juízes ignoraram o argumento de Jones e consideraram que Pinochet tinha sido considerado chefe de estado sempre.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;