Política Titulo
Congresso fica vazio no primeiro dia de convocação extraordinária
Do Diário OnLine
16/12/2005 | 20:43
Compartilhar notícia


Vazio. Assim ficou o Congresso Nacional nesta sexta-feira, no primeiro dia de convocação extraordinária de deputados e senadores. Como não houve sessão no plenário, nenhum parlamentar registrou presença. No entanto, o motivo não é falta de trabalho, já que, segundo informações do Jornal nacional, existem 94 itens a serem votados.

O detalhe das faltas é que, para não fazerem nada, deputados e senadores vão receber dois salários extras – aproximadamente R$ 38 mil. Essa regalia custará para os cofres da União algo em torno de R$ 100 milhões.

A primeira parte da convocação vai até 14 de janeiro. Neste período não haverá sessões deliberativas, o que possibilitará aos parlamentares atenção total às CPIs (Comissões Parlamentares de Inquéritos), ao Conselho de Ética e à Comissão Mista do Orçamento. Já a segunda metade começa no dia 16 de janeiro e vai até 14 de fevereiro, etapa em que o Congresso funcionará normalmente, com sessões deliberativas.

O anúncio da convocação extraordinária veio acompanhado de ameaças direcionadas aos parlamentares faltosos. O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), advertiu que o não comparecimento a um terço das sessões ordinárias do plenário poderá resultar em processo de perda de mandato, além das sanções administrativas, como desconto das ausências.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;