Setecidades Titulo
Estado reabre parque em busca de recursos
Andrea Catão
Do Diário do Grande ABC
17/04/2004 | 21:04
Compartilhar notícia


A partir desta terça-feira será possível descer a Estrada Velha de Santos – a pé ou de microônibus – e desfrutar das belezas naturais da Serra do Mar e os monumentos históricos que circundam a primeira ligação viária do país a ser pavimentada. Neste sábado, o governador Geraldo Alckmin abriu a Estrada Velha e inaugurou o projeto Caminhos do Mar Pólo Ecoturístico, na área pertencente à Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia).

O governador, acompanhado de sua mulher, Maria Lúcia, secretários estaduais e políticos desceu a pé os oito quilômetros da estrada desde o Pouso do Paranapiacaba, construção também conhecida como Casa de Pedra, até o Cruzeiro Quinhentista, no fim da Serra do Mar, em Cubatão.

Fechado desde o início da década de 90, o Parque Estadual da Serra do Mar ainda depende de investimentos para funcionar em sua totalidade. Os monumentos históricos ainda necessitam de recuperação e o governo pretende atrair empresas privadas para patrocinar as restaurações.

“Para abrir o Caminhos do Mar, fizemos parcerias. O Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) reconstruiu duas pontes da estrada investindo R$ 4 milhões nesta recuperação. E vamos contar com outras parcerias para consolidar o pólo ecoturístico”, disse.

Segundo a gerente de Gestão Ambiental da Emae, Lúcia Regina Silveira, a abertura ainda é experimental. “Ainda precisamos ganhar segurança para ir adiante. Também dependemos da aprovação do plano de manejo para ampliar as opções e explorar o potencial turístico do parque, sem que coloquemos em risco a mata atlântica”, disse Lúcia.

Para acompanhar os grupos que queiram visitar o parque, foram treinados 20 monitores, entre jovens de Santo André e São Bernardo. Outros também devem passar por cursos para que tenham condições de orientar os turistas. Nesta fase experimental, o número de visitantes será limitado em 200 pessoas, nos fins de semana e feriados, e em até 130 em dias úteis. A visitação também deverá ser pré-agendada por telefone, portanto, não será possível entrar no parque sem antes fazer reserva de vaga.

Serão três roteiros: histórico, ecológico e energético. Os dois primeiros poderão ser feitos a pé ou de microônibus. A entrada será pelo portal de São Bernardo. E o energético, único em que a entrada é por Cubatão, o visitante vai conhecer as instalações da usina Henry Borden. Posteriormente, será possível fazer um passeio de barco, pela represa Billings, até a usina. Esse roteiro deverá estar disponível a partir de maio.

As visitas são gratuitas e poderão ocorrer de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h, a partir desta semana. Os interessados devem ligar para o telefone (0xx13) 3372-3307 ramal 283.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;