Política Titulo
Dib e Admir Ferro rebatem Luiz Marinho
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
22/01/2011 | 07:34
Compartilhar notícia


O deputado federal eleito e ex-prefeito de São Bernardo William Dib (PSDB) abriu a caixa de ferramentas contra a administração Luiz Marinho no início da semana. A administração replicou. E, agora, a tréplica veio em dobro, com o tucano e o vereador Admir Ferro (PSDB), ex-secretário de Educação, fazendo análises críticas à gestão petista.

Por nota, Dib concentrou seus apontamentos na área da Saúde. O parlamentar contesta afirmação do atual comando do Executivo de que reestruturou a rede de atenção à saúde mental. A Prefeitura frisou que não havia CAP (Centro de Atendimento Psicossocial) na cidade antes de 2009, quando o atual governo assumiu.

"É preciso destacar que essa afirmação não reflete a verdade, como também é falaciosa (...) o que mostra total desconhecimento do prefeito e de seus auxiliares do equipamento público da cidade", diz o tucano, ao ressaltar que inaugurou dia 20 de março de 2007 o prédio que abrigou o setor de saúde mental, com o CAP Adulto, Álcool e Drogas.

"Essa atitude rendeu elogios das classes médica e política que destacaram na imprensa, à época, que a iniciativa do prefeito Dib representava passo gigantesco na humanização do atendimento na área psiquiátrica e que seria, como de fato foi, referência para outros municípios", observa a nota.

Sobre a administração Marinho, de maneira geral, William Dib a intitula de "governo da propaganda", enumerando alguns projetos que ganharam publicidade da Prefeitura mas não caminharam bem, como a campanha de entrega de material escolar. Também cita intervenções iniciadas na administração anterior que foram concluídas na atual, e que ganharam ampla divulgação, como a duplicação da Estrada Galvão Bueno, obra na Avenida Pery Ronchetti e o viaduto que liga São Bernardo a Santo André.

 

EDUCAÇÃO

Os argumentos que contestam a gestão petista foram expostos por Admir Ferro, secretário da Pasta nas administrações de William Dib (2003 a 2008) e Maurício Soares (1997 a 2002).

Segundo o atual governo, a municipalização de 5ª a 8ª séries será efetuada. O que é esclarecido pelo vereador. "Não tem como. Eles citam o PPA (Plano Plurianual) como garantia, mas o cronograma do documento diz que as escolas estaduais só serão transferidas para a Prefeitura em 2013. E, pelo que eu saiba, o mandato do Marinho só vai até 31 de dezembro de 2012. Até lá, não há nenhum centavo previsto de investimento para esse projeto."

Ferro discorda ainda dos números apresentados pela gestão petista, a qual afirma ter recebido o Paço com 12 mil vagas de deficit no Ensino Infantil. Com base em dados do senso educacional do Ministério da Educação, o parlamentar observa que o número chegou a 4.000.

E garante que as gestões tucanas efetuaram mais matrículas do que a atual. Segundo planilha do governo federal de 2009 apresentada pelo vereador, referente a 2008 (ou seja, último ano de Dib como prefeito), foram efetuadas 73,8 mil inscrições em pré-escola, creches municipais e conveniadas, além da primeira fase do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries). "No governo Marinho foram 69.734. São 4.066 a menos. E eles ainda querem nos criticar? É o governo da propaganda, mas, quando vemos os números, verificamos a realidade", conclui.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;