Cultura & Lazer Titulo
Record estréia 'Metamorphoses' neste domingo
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
13/03/2004 | 17:00
Compartilhar notícia


Estréia neste domingo, às 20h, na Record a primeira novela 100% digital da TV brasileira: Metamorphoses, que tem texto de Arlete Siaretta, dona da produtora Casablanca, e direção de Tizuka Yamazaki. O primeiro episódio vai ao ar em pleno domingo numa tentativa de fisgar os telespectadores descontentes com a programação do dia, mas a intenção da emissora é fazer frente à novela Canavial de Paixões, do SBT – já que será fixada na grade de segunda-feira a sábado. “Quem disse que não se pode estrear uma novela no domingo? Reconheço que é arrojado. Mas só arriscando vamos saber se acertamos no alvo ou não”, diz Del Rangel, diretor artístico e de operação da Record.

A Record volta a apostar todas suas fichas na dramaturgia – algo que não faz desde de Roda da Vida (2001) – com um objetivo principal: firmar-se no segundo lugar do Ibope no horário nobre. Por isso a preocupação em escalar nomes que há bem pouco tempo atrás faziam parte do casting da Globo: Vanessa Lóes, Luciano Szafir, Joana Fomm, Zezé Motta, Gianfrancesco Guarnieri e Paulo Betti, entre outros. Tizuka, além de cineasta, também é ex-global: dirigiu, na emissora carioca, as minisséries O Pagador de Promessas e A Madona de Cedro.

Tizuka encontrou diferenças na realização da nova novela. “Metamorphoses é independente. Não é uma realização da emissora, mas da produtora Casablanca”, conta. “Não tínhamos um núcleo de teledramaturgia. Estruturar esse núcleo para dar condições da realização de um capítulo por dia foi um desafio”.

A diretora acredita que o público ficará satisfeito com a gravação em HD, equipamento usado para o cinema. “A imagem fica mais definida e, portanto, com qualidade superior. Isso tem sido muito estimulante”.

Tizuka aposta ainda nas novas propostas da novela, como a cirurgia plástica que a atriz Tallyta Cardoso se submeteu, de verdade, em frente às câmeras. Mas há muito o que ser discutido, e não só a ética da medicina moderna. Metamorphoses mistura Revolução Russa, jóias desaparecidas, clínicas de estética, troca de identidade e máfia japonesa.

A trama – Vanessa Lóes é a mocinha de Metamorphoses. No início, ela faz Lia, a cirurgiã plástica que trabalha na clínica que dá nome a novela. É meia-irmã bastarda de Circe (Lígia Cortez) e Diane (Luciane Adami), que herdaram o negócio do pai. Lia descobre que Circe está sendo perseguida pela Yakuza, a máfia japonesa, e ambas sofrem um acidente de carro. Antes de morrer, Lia pede a um cirurgião que troque o seu rosto com o da meia-irmã, para salvá-la dos criminosos. Vanessa Lóes, portanto, passa a ser Circe.

Já o par romântico da protagonista será Luciano Szafir, ou o Dr. Lucas Alencastro, filho adotivo do Dr. Eugênio, de Gianfrancesco Guarnieri, que se apaixonará por Lia/Dirce. O entrecho policial de Metamorphoses ficará a cargo do detetive Marcos Ventura, de Paulo Betti, o responsável pela investigação do sumiço de três jóias valiosíssimas que dá início a toda a trama.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;