Economia Titulo
Para Ciesp, BC poderia reduzir taxa de juros de 'modo mais rápido'
Das Agências
19/07/2006 | 20:13
Compartilhar notícia


O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgou nesta quarta-feira uma nota sobre a queda na taxa básica de juros (Selic). Segundo o centro,  ”o Banco Central está deixando escapar uma boa oportunidade para reduzir a taxa de juros de modo mais rápido, contribuindo para que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) possa superar as previsões para este ano”.

O Ciesp acredita na possível trajetória de queda da Selic, tendo em vista a previsão de crescimento de mais de 3,5% do país neste ano. De acordo com o centro, “a tendência da inflação IPCA aponta para um nível inferior à meta de 4,5%e as sucessivas quedas da taxa do IPCA, asseguram que a meta será cumprida com folga”.

”Os preços administrados estão sofrendo reajustes menores, ou mesmo negativos, e os produtos alimentícios, sufocados pelo câmbio, continuam com deflação. Além disso, não há motivos, por enquanto, que contrariem a possibilidade de que a meta seja cumprida também em 2007”, diz a nota.

Para o Ciesp, embora a utilização da capacidade instalada tenha crescido nos últimos meses, ainda há folga suficiente para atender aumentos de demanda, sem pressão sobre os preços. O centro acredita que, “apesar da turbulência externa, com repercussão sobre o preço do barril do petróleo, há motivos para que o País atravesse com serenidade esse momento de tensão. O saldo comercial deverá ficar próximo dos US$ 40 bilhões e não há sinais de que possa ocorrer fuga de capitais”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;