Política Titulo
Ato ecumênico lembra seis anos sem Celso Daniel
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
21/01/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


Os seis anos da morte de Celso Daniel foram lembrados ontem em um ato inter-religioso no parque que leva o nome do ex-prefeito de Santo André, que foi assassinado em 20 de janeiro de 2002.

A cerimônia foi em homenagem ao Dia Municipal de Combate à Violência Urbana, instituído por meio de um projeto de lei da vereadora Maria Ferreira de Souza, conhecida como Loló.

Por conta da forte chuva, a celebração, que seria no coreto, foi transferida para o ginásio. Cerca de 60 pessoas assistiram ao ato, entre as quais amigos de Daniel, funcionários da Prefeitura e companheiros do PT. Das 11h20 às 13h, líderes de várias comunidades religiosas, como católica, judaica, luterana, metodista, islâmica, evangélica e afro-brasileira, deram suas mensagens de paz.

O prefeito de Santo André, João Avamileno, e o deputado estadual e candidato do PT à Prefeitura da cidade, Vanderlei Siraque, também discursaram.

O GTO (Grupo de Teatro do Oprimido) fez uma breve encenação baseada nos temas justiça e paz.

A vereadora Loló compareceu com o lençol branco que foi assinado por autoridades, amigos e populares no velório de Daniel. “Criamos este dia pela figura do Celso, mas queremos lembrar todas as pessoas que foram vítimas de violência. Eu era amiga de Celso desde 1979. O País perde muito com a ausência dele. Hoje é um dia para celebrar a vida e cultivar a paz”, disse Loló.

O presidente da Câmara Municipal de Santo André, José Montoro Filho, o Montorinho, lembrou a atuação do amigo. “Celso era um homem pensador da política pública de Santo André. A gente se guiava muito pela orientação dele. Era um pensador do futuro, que ficará eternamente marcado em nossos corações”, disse Montorinho.

Para a subprefeita de Paranapiacaba e Parque Andreense, Vanessa Figueiredo, Daniel mudou a forma de governar as cidades: “O respeito que a administração tem por ele é eterno.”

SECRETARIADO

Boa parte do secretariado da Prefeitura de Santo André compareceu ao ato ecumênico. Fábio Piagentini, secretário de Desenvolvimento Econômico e Ação Regional, reforçou a importância do compromisso que todos devem ter na luta contra a violência.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Nelson Ota, disse acreditar que todos nós temos algo a fazer pela paz.

Na opinião de Walter Aparecido de Faria, secretário de Finanças, Celso Daniel nunca será esquecido, pela importância que teve para Santo André.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;