Palavra do Leitor Titulo Artigo
As pedras na vesícula

A vesícula é órgão de cerca de 6 a 7 cm de comprimento cujo formato assemelha-se a uma pera com capacidade de armazenar cerca de 30 a 50 ml de bile que é produzida no fígado

Do Diário do Grande ABC
30/01/2015 | 08:15
Compartilhar notícia


Artigo

A vesícula é órgão de cerca de 6 a 7 cm de comprimento cujo formato assemelha-se a uma pera com capacidade de armazenar cerca de 30 a 50 ml de bile que é produzida no fígado. Sua função é liberar durante a alimentação a bile para o duodeno (primeira parte do intestino delgado) facilitando assim a digestão, principalmente dos alimentos gordurosos.

A formação de pedras na vesícula se dá devido a alteração na concentração de sais biliares, colesterol, lecitina e bilirrubinatos. Algumas doenças podem levar à formação dos cálculos: anemia falciforme, cirrose e talassemias, além de situações que levam a estase de bile na vesícula, bem como pacientes com nutrição parenteral total de longa duração. A incidência é maior em mulheres, assim como a obesidade e a multiparidade (várias gestações) também aumentam a chance de desenvolvimento de cálculos.

A formação das pedras, que ocorre por precipitação de substâncias dissolvidas na bile, sobretudo sais, bilirrubinatos e colesterol, está mais associada a características metabólicas, hereditárias e orgânicas do que à ingestão alimentar, o que dificulta a prevenção.

Grande parte dos cálculos biliares é assintomática, porém os sintomas mais comuns são intolerância a alimentos gordurosos. Isso acontece porque, ao chegar ao duodeno, a gordura estimula a contração da vesícula, causando mal-estar, dor localizada no lado direito do abdômen, dor de cabeça e distensão abdominal. Enjoo e vômito são outros sintomas.

O diagnóstico é feito por ultrassom do abdômen para verificar se existem cálculos, localização e se há processo inflamatório. Ele mostra também se as vias biliares estão livres ou comprometidas por pequenas pedras.

O tratamento consiste desde observação e acompanhamento dos casos assintomáticos e diagnosticados incidentalmente durante exame de rotina ou check-up. Já nos casos sintomáticos, o tratamento é cirúrgico, a não ser que o paciente apresente contraindicações para realizar a cirurgia. Nestes casos, tenta-se o tratamento clínico com antibióticos e jejum.

A colecistectomia laparoscópica é a técnica de cirurgia para remoção da vesícula. Através de quatro punções no abdômen se introduz por uma delas um sistema ótico conectado a uma microcâmera e a colescistectomia é feita com o médico olhando por monitor de televisão. As vantagens da cirurgia laparoscópica são os benefícios que traz no controle da dor e na recuperação efetiva do paciente, sendo que pacientes voltam mais rápido às atividades cotidianas.

Dr. Juliano Fernandes da Costa é cirurgião geral no Hospital Assunção.

Palavra do leitor

Crise – 1
Sem dúvida, a crise chegou! Chegou a crise da água, chegou a crise do arrocho salarial, comunismo, onde o indivíduo está preso às regras do bom comportamento. Idoneidade moral? Baixo nível escolar? Ou baixa escolaridade, como queiram? Por outro lado, é pecado viver muito? Ter alta projeção e longevidade? Alta projeção do que e em quê? Longevidade a gente atinge e alcança até quando o paizão de todos nós que está no céu abençoa a todos nós! Que triste fim teremos nós, brasileiros! Sim, todo fim é sempre triste e melancólico, mas parece que o nosso é maior? Não, o fim é sempre o fim em qualquer lugar. Posso parecer melancólico, triste ou não. Mas sou, graças ao bom Deus, pessoa normal.
Edson Rodrigues
Santo André

Crise – 2
O último a sair apague a luz e feche a torneira. Ah, não precisa, o governo já fez isso por nós.
Vagner Alberto Thiago
São Caetano

Passo atrás
Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto acenou que vai ouvir o pedido das centrais sindicais. Isso significa dar passo atrás e ceder aos apelos dos sindicatos na questão do seguro-desemprego. Os sindicatos mandam no governo. Por que não pedem a correção de 6,5% da tabela do imposto de renda? Essa decisão tresloucada de dona Dilma fere de morte os trabalhadores da classe média. A esperar pelo Congresso para interferir pela sociedade nessa questão, vamos perder nosso tempo. Os parlamentares estão preocupados em saber como vão ganhar mais dinheiro para encher seus bolsos.
Izabel Avallone
Capital

Coleta seletiva
Alguém pode me explicar por que, depois de nos pedir para separar plásticos, vidros e papéis para a coleta seletiva, a Prefeitura de São Bernardo utiliza caminhão com compactador para recolher o material? Vai para reciclagem mesmo ou é só para inglês ver?
Antonio Cesar Scopel
São Bernardo

Resposta
Em resposta ao leitor Maurício Goduto (Assistência Social, dia 28), o município, por meio da Secretaria de Inclusão e Assistência Social, conta com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua “Centro POP Casa Amarela”, que oferece atendimento psicossocial para orientação e encaminhamentos a outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas. Esse serviço oferece também espaços para higiene pessoal, atividades socioeducativas, além de encaminhamento para o serviço de alimentação e para vagas de acolhimento em serviço de albergue. Ainda conta com equipe de educadores sociais, responsáveis pela abordagem social, visando à orientação e ao estabelecimento de vínculos com as pessoas encontradas em situação de rua, sensibilizando quanto a aceitação de encaminhamento à Rede de Serviços da Proteção Social Especial, encaminhando à Casa Amarela. O telefone, que pode ser acionado pelos munícipes, é o 9 8397-9387.
Prefeitura de Santo André

Deficit
O governo Dilma fechou 2014 com deficit de R$ 17,2 bilhões, ou seja, gastou mais do que arrecadou. Esse deficit do chamado governo central – Tesouro Nacional, INSS e Banco Central – foi o pior resultado desde 1997, e ainda teve as conhecidas pedaladas fiscais ou contabilidade criativa, que são contas do Tesouro Nacional que foram transferidas para a Caixa Econômica Federal em 2014, e que serão somente contabilizadas em 2015. Afinal, qual a diferença entre essa contabilidade do governo e a fraude que é a ação praticada de má-fé? Minha resposta: se o governo federal manobra as contas, é contabilidade criativa; se for feita por pessoas comuns ou empresas, é fraude. Fácil, não?
Edgard Gobbi
Campinas (SP)

Máscaras
O Carnaval de rua desse desse ano vai ter a cara do Partido dos Trabalhadores. As máscaras vão de Graça Foster, presidente da Petrobras, a Nestor Cerveró, ex-diretor da estatal petrolífera, passando por outras figuras menos cotadas, mas que vemos diariamente na mídia, envolvidas que estão com o escândalo do Petrolão. Uma verdadeira Folia!
José Marques
Capital

Marta Suplicy
Marta Suplicy foi preterida, esquecida, excluída, rejeitada, postergada, subestimada e por aí afora dentro do seu partido, o PT. Agora aparece atirando para todos os lados contra tudo e contra todos. Essa é a Marta-viva!
Luis Fernando Santos
Laguna (SC) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;