Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
A criminalidade e a juventude

O contrabando e o tráfico de drogas nos mais de 16 mil quilômetros de fronteiras brasileiras...

Do Diário do Grande ABC
29/01/2015 | 09:10
Compartilhar notícia


O contrabando e o tráfico de drogas nos mais de 16 mil quilômetros de fronteiras brasileiras vêm assolando a economia do País, provocando desemprego e operando devassa em impostos que poderiam, de outra forma, ser revertidos na melhoria de áreas fundamentais como Saúde, Educação e Segurança. Um dos temas que ainda não receberam o devido destaque é a arregimentação, por parte dos contrabandistas, de jovens para práticas criminosas. Os números são alarmantes.

Estudo realizado pelo Idesf (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras) mostra que nas chamadas cidades-gêmeas, municípios brasileiros e de países vizinhos que dividem a linha de fronteira, o número de homicídios supera em sete pontos a taxa nacional. O percentual médio de pessoas em idade escolar nas cidades-gêmeas brasileiras (33,38%) é superior ao do restante do Brasil (29,51%). Com isso, essas cidades se tornam locais propícios para o recrutamento de jovens pelo crime, levando futuros talentos às práticas criminosas.

A atividade é procurada preferencialmente por pessoas de 15 a 25 anos e transforma estes jovens em verdadeiro exército que tem como atrativo a lucratividade do contrabando e possui margem similar à do tráfico de alguns tipos de entorpecentes. O contrabando também se torna porta de entrada para outros crimes, como lavagem de dinheiro, tráfico de pessoas e armas, além de trabalho escravo. Bom exemplo é o caso do contrabando de cigarros.

Segundo o levantamento do Idesf, feito com base em dados do Ministério da Saúde, a média de homicídios por 100 mil habitantes nas cidades-gêmeas é de 36,93, enquanto a nacional é de 29,05. O estudo ainda elaborou ranking das seis cidades mais violentas da fronteira: Coronel Sapucaia, no Mato Grosso Sul, apresenta o maior índice entre as cidades-gêmeas do Brasil: 112,25 mortes por 100 mil habitantes, seguida por Paranhos, Mato Grosso do Sul; Guaíra, Paraná; Mundo Novo, também Mato Grosso do Sul; Foz do Iguaçu, Paraná; e Ponta Porã, Mato Grosso do Sul. São Paulo e Rio de Janeiro têm índices de 15,36 e 18,87, respectivamente.

É urgente que autoridades – dos âmbitos federal, estadual e municipal – estejam interligadas não apenas em ações de inteligência para combater o contrabando como também para trazer a essas cidades oportunidades que levem os jovens a outros caminhos com mais futuro para o País. O Brasil não pode ver de braços cruzados o contrabando arrebatando nossos melhores talentos para o submundo do crime. É nosso dever não apenas combater, mas prevenir com ações concretas e que levem em consideração o crescimento e desenvolvimento do nosso País. Um basta já!

Luciano Stremel Barros é presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras.


Palavra do leitor

Energia
Quem nomeou o ministro de Minas e Energia? D. Dilma, premiando o perdedor das eleições para governo do Estado do Amazonas, Eduardo Braga, do PMDB, para garantir a cota do aliado. Por que a ‘madama’ teve piripaque (ouvido numa emissora de rádio) ao tomar conhecimento da declaração sobre racionamento de energia, se nesse aspecto ele falou tão somente a verdade que todos os pagantes da irresponsabilidade dos governos petistas estamos cansados de saber? É proibido falar a verdade, contrariando o otimismo do país das maravilhas cantado em prosa e verso pela propaganda do Partido dos Traidores?
Aparecida Dileide Gaziolla
São Caetano

Horário de verão
Vários canais de TV fechada não seguem o horário de verão. Uma atitude corajosa e válida que deveria ser seguida por todos os brasileiros que sofrem durante os cinco meses em que somos obrigados a nos submeter a essa tortura. Também seria forma eficiente de protesto, uma vez que já não temos saúde e a mesma é agravada durante a vigência dessa prática inútil, primitiva e sem propósito. Todos, simplesmente bateriam o pé no chão e diriam: não vamos seguir esse horário. Prejudica a saúde e o governo não tem poder para nos obrigar. Empresas, escolas, delegacias etc. Seria mais uma pressão sobre o pacote de maldades e insanidades que foi colocado em prática e vai nos trazer ainda mais indignação. Parabéns às emissoras que dizem não ao horário de verão.
Carlos Alencar Ribeiro
Santo André

Resposta
Em relação ao leitor Mancha Gomes (Mau cheiro, ontem), a Empresa Metropolitana de Águas e Energia esclarece que o odor percebido nas imediações do reservatório Billings é consequência do acúmulo de algas (macrófitas), plantas aquáticas comuns em reservatórios que possuem ocupação urbana e surgem naturalmente nas margens. Períodos de forte calor provocam a proliferação exagerada dessas plantas, que não fazem mal à saúde nem interferem na qualidade da água. Tanto que há quase 60 anos a água da Billings é captada, tratada e distribuída pela companhia de abastecimento.
Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Cachorro morto
A primeira reunião ministerial foi protagonizada pela presidente Dillma após 30 dias sumida, com todos sorridentes como se o Brasil estivesse em seus melhores dias, mas sutilmente mostrando o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, como se fosse ‘peixe fora d’água’! Está na cara que depois de colocada a casa em dia, Levy será chutado como se fosse cachorro morto, porque o interesse dessa gente é apenas acalmar investidores. Como o DNA entre presidente, seguidores e Levy não batem, será despedido via imprensa! Quer apostar?
Beatriz Campos
Capital

Cadê os tucanos?
É triste a situação da oculta oposição brasileira! Onde está o PSDB, o Aécio Neves, esse em quem os brasileiros depositaram maciçamente a confiança na tentativa de retirar o PT do lugar onde está e fazendo grande estrago na vida administrativa do País e na economia? Ainda não consegui entender com segurança se o PSDB é oposição ou oculto amigo dos petistas. Não estamos vendo pessedebistas na praça, parecendo que todos estão alegres e muito satisfeitos em prolongada férias de verão.
Benone Augusto de Paiva
Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;