Nacional Titulo
Ex-PM condenado por Vigário Geral terá novo julgamento
Da Agência Brasil
09/10/2003 | 18:19
Compartilhar notícia


Três anos depois de ter sido condenado a 72 anos de prisão em regime fechado, por envolvimento na chacina de Vigário Geral, o ex-PM Alexandre Bicego Farinha será levado novamente a júri popular. O novo julgamento será realizado nesta sexta-feira, no 2º Tribunal de Júri do Rio de Janeiro.

No primeiro processo sobre o caso (Vigário Geral 1), 33 PMs foram denunciados, mas apenas sete foram efetivamente condenados - dois estão foragidos, cinco morreram, um foi pronunciado e 18 foram absolvidos.

Dois anos depois dos crimes, no processo Vigário Geral II, o Ministério Público denunciou outros 19 policiais militares, com base em gravações de conversas dos policiais envolvidos no primeiro julgamento. Nove policiais foram impronunciados (retirados da acusação) e um morreu. Outros nove foram levados a júri popular em julho deste ano e acabaram absolvidos, a pedido do próprio Ministério Público.

A chacina de Vigário Geral, cercada de polêmicas e contradições entre os envolvidos, ocorreu na madrugada do dia 30 de agosto de 1993, no parque Proletário de Vigário Geral, quando 21 pessoas foram chacinadas pela polícia, supostamente em represália à morte de companheiros de polícia. O Ministério Público chegou a denunciar 52 pessoas pelos crimes, mas apenas sete foram condenadas.

Além de Bicego, apenas outros dois ex-PMs estão cumprindo pena.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;