Nacional Titulo
Ibama multa madeireiro em R$ 20 milhoes
Do Diário do Grande ABC
19/12/1999 | 19:27
Compartilhar notícia


Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), acompanhados por agentes da Polícia Federal (PF), flagraram no fim de semana a extraçao ilegal de 40 mil árvores dentro da reserva dos índios tembés, em Ipixuna, no Leste do Pará. O madeireiro Agnaldo Rodrigues foi multado em R$ 20 milhoes.

Essa foi a maior multa aplicada no país contra um madeireiro acusado de extrair, sem autorizaçao do Ibama, espécies nobres de madeira, como angelim, cedro e massaranduba. Caldeira disse que vai recorrer contra a multa, alegando desconhecer que a madeira era retirada da terra dos índios. "Eu nao sabia que era de lá, e, se soubesse, nao teria feito isso."

Segundo os fiscais, as toras, cortadas, seriam vendidas para seis serrarias de Paragominas (PA). Quando os caminhoes que transportavam as toras foram abordados na saída da reserva pelos agentes federais, os motoristas apresentaram documentos "esquentados" para extraçao de madeira em outras áreas da regiao.

As serrarias que iriam receber as toras estao sendo investigadas pela PF e poderao responder por crime contra o meio ambiente, invasao e corte ilegal em área indígena.

A regiao de Paragominas é hoje a mais devastada de toda a Amazônia. Apenas 10% das florestas nativas dela se mantém de pé neste fim da década de 90, segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O cacique Muti Tembé contou que a devastaçao nas áreas indígenas de Capitao Poço, Ipixuna e Paragominas atinge proporçoes alarmantes. "Só agora o Ibama passou a agir com maior rigor porque, antes, os madeireiros e fazendeiros entravam e levavam o que queriam."

Tembé disse que as autoridades só irao tomar uma providência quando os índios resolverem "partir para a guerra".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;