Política Titulo
Lula diz que ‘o tempo da incerteza passou’
Carla Navarrete
Do Diário OnLine
18/12/2003 | 15:45
Compartilhar notícia


Durante o balanço do primeiro ano de seu mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que o governo conseguiu superar o cenário de crise iminente que encontrou ao assumir o poder e que o “tempo da incerteza passou”. Lula discursou por cerca de uma hora e vinte minutos em cerimônia no Palácio do Planalto.

O presidente lembrou que, no final do ano passado, “tudo indicava que o Brasil iria quebrar”, citando os índices de inflação, cotação do dólar, risco-país e C-Bond. Ele explicou que o governo teve que fazer então um controle rígido das contas públicas e manter os juros elevados, além de outras medidas impopulares. “Foram decisões amargas, mas tomadas de forma consciente”, disse.

Em seguida, Lula detalhou o atual cenário econômico e disse que “a sociedade compreendeu que o governo tomou as decisões mais seguras e resistiu à tentação de promover uma bolha de crescimento que não se sustentaria”. “Reconquistamos a confiança em nossa economia e na capacidade de crescimento do país”, disse.

No cenário político, Lula voltou a elogiar o Congresso Nacional pela aprovação das reformas da Previdência e tributária, afirmando que os senadores e deputados “fizeram em sete meses algo que em poucos momentos da história já foi feito”. Ele frisou ainda a importância do trabalho da oposição. “Poucas vezes todos trabalharam com tanta dedicação para fazer o melhor”.

Lula também disse que a política adotada pelo governo foi a do diálogo, tanto com a oposição como com todos os setores da sociedade. O presidente também brincou com a imprensa, em referência às declarações polêmicas que fez durante o ano, afirmando aos presentes que “se falarmos menos e falarmos apenas o necessário, ganharemos muito mais”. “A imprensa é como coração de mãe: por mais que a gente brigue com ela, precisamos dela”.

A solenidade contou com parlamentares, governadores, prefeitos, sindicalistas, empresários e representantes de organizações não-governamentais. Também foi exibido um vídeo com os principais programas do governo, como o Fome Zero, e Lula lançou uma revista de 50 páginas que abordará temas como o "novo modelo de desenvolvimento".

À noite, Lula participará de uma confraternização de fim de ano com os funcionários da Presidência da República. Depois, ele segue para churrasco com os parlamentares petistas na Granja do Torto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;