Política Titulo
Gilberto Kassab deve trocar subprefeitos 'alckmistas'
02/11/2008 | 07:31
Compartilhar notícia
AE


Antes de começar a segunda gestão, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) deverá trocar de seis a sete dos 31 subprefeitos, mas não pensa em mudar o secretário Andrea Matarazzo, coordenador das Subprefeituras. "Andrea só sai se quiser", disse Kassab a um aliado. Com a providencial ajuda do PPS, o prefeito já descartou a nomeação da vereadora Soninha Francine para uma das pastas. Depois de uma desastrada entrevista em que se ofereceu para ser secretária, Soninha perdeu apoio do prefeito e do partido. Além disso, não apoiou Kassab explicitamente no segundo turno.

Segundo Kassab tem dito, os subprefeitos que deverão sair são "os que foram mal". Coincidentemente, "os que foram mal" são quase todos vinculados ao ex-subprefeito da Vila Mariana, Fábio Lepique, que, por sua vez, deixou o cargo em abril para trabalhar na campanha do ex-governador Geraldo Alckmin. Eles formam o grupo chamado no PSDB de "menudos" e quase todos apoiaram o tucano.

Kassab tem rejeitado categoricamente que vá repartir a sua gestão. Ele sustenta que buscará auxiliares nos partidos aliados, mas mantendo o critério de competência e atendendo a duas condições básicas: a primeira é que recusará nomes que não tenham perfil técnico adequado ao cargo; a segunda é que quem escolhe o cargo a ser ocupado não é o partido, mas o próprio Kassab.

Um exemplo claro está acontecendo com a vice-prefeita Alda Marco Antonio (PMDB). Kassab lhe propôs que aceitasse uma secretaria e, esta semana, sugeriu ao presidente do partido em São Paulo, Orestes Quércia, que o cargo fosse a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, uma área em que Alda se destacou no passado. Quércia disse que a vice não se interessaria pelo cargo, mas Kassab insistirá porque quer Alda participando do governo e porque não vê outro cargo que se ajuste melhor a seu perfil.

Poucas mudanças - O prefeito quer mudar o menor número de secretários possível. "Acabei de ganhar uma eleição por causa da boa gestão. Não sou maluco de trocar o secretariado que conduziu essa boa gestão", disse. O único secretário que já acertou sua saída é Ricardo Leme, de Negócios Jurídicos, que precisa ser reincorporado ao Ministério Público para não perder uma promoção. Kassab ainda não pensou no sucessor, mas é certo que não será Rodrigo Pinho, como se especulou.

Os ocupantes das principais secretarias estão confirmados para a segunda gestão: Clóvis Carvalho ( Governo); Manuelito Magalhães Júnior (Planejamento); Januário Montone (Saúde); Alexandre Schneider ( Educação); Alexandre de Moraes (Transportes); Eduardo Jorge (Verde e Meio Ambiente); Dimas Ramalho (Serviços); Orlando de Almeida (Habitação); Walter Aluisio Rodrigues (Finanças) Marcelo Branco (Infra-Estrutura Urbana e Obras); Ricardo Montoro (Participação e Parceria); Alfredo Cotait (Relações Internacionais); Marcos Sinval (Comunicação); e Leão Serva (coordenador de imprensa). Walter Feldman continuará na equipe e será forte, na Secretaria de Esportes ou em outro posto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;