Internacional Titulo
Shimon Peres defende criação de Estado Palestino
Das Agências
13/05/2002 | 19:59
Compartilhar notícia


O ministro israelense das Relações Exteriores, Shimon Peres, afirmou nesta segunda-feira que Israel continuará sendo um "Estado judeu e democrático somente se for criado, a seu lado, um Estado palestino desmilitarizado".

Peres, um dos líderes do Partido Trabalhista, reagiu assim à resolução contrária à criação de um Estado palestino aprovada domingo por ampla maioria pelo comitê central do Likud (direita nacionalista), o partido do primeiro-ministro Ariel Sharon.

"A decisão do Likud de dizer 'não' a um Estado palestino significa deixar as coisas a cargo da demografia e provocar, a longo prazo, o desaparecimento de Israel enquanto Estado judeu", afirmou Peres em comunicado.

"A única questão que deve ser debatida é a do futuro de Israel" acrescentou Peres, afirmando que as opções são: ou as de "um Estado binacional de maioria árabe (palestina), ou uma separação voluntária entre dois Estados com uma fronteira claramente definida".

Os trabalhistas são os principais aliados do Likud no governo de unidade nacional de Sharon.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;