Internacional Titulo
Porta-aviões são símbolo do poderio militar americano
Do Diário OnLine
Com AFP
18/03/2003 | 19:18
Compartilhar notícia


Os seis porta-aviões mobilizados pelo Pentágono para preparar o ataque ao Iraque são um símbolo da supremacia marítima dos Estados Unidos e de seu poderio militar global.

Doze porta-aviões estão em serviço, quatro deles em alto-mar posicionados no Pacífico, no Mar Mediterrâneo e no Golfo. Ao se deslocarem, cada um é escoltado por uma frota de mais de doze navios.

O porta-aviões nuclear USS Nimitz partiu em 3 de março dos Estados Unidos e deve se reunir com os outros nas águas do Golfo ainda este mês.

Em geral, um grupo de batalha aeronaval consiste em dois cruzadores, três ou quatro destróieres, dois submarinos de ataque e vários navios logísticos.

A maioria dos cruzadores e destróieres está equipada com sistemas de defesa aérea Aegis, que lhes permite perseguir e destruir mais de 100 alvos aéreos de forma simultânea. Além disso, esse sistema de defesa também pode disparar mísseis de cruzeiro Tomahawk contra objetivos fixos situados a centenas de quilômetros de distância.

As fragatas, que contam com mísseis guiados para combater submarinos, estão equipadas com mísseis Standard solo-ar e de tipo Harpoon antinavios (mar-mar).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;