Internacional Titulo
Oposiçao exige eleiçoes antecipadas no Paraguai
Do Diário do Grande ABC
29/03/1999 | 15:04
Compartilhar notícia


O Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA) está disposto a participar de um governo de coalizao do novo presidente do Paraguai, Luis González Macchi, embora exija a realizaçao de eleiçoes nos próximos meses, informou nesta segunda-feira um de seus dirigentes.

"É preciso convocar eleiçoes de presidente e vice o mais rápido possível", disse o senador Armando Vicente Espínola, presidente da comissao econômica da câmara alta.

González Macchi disse pouco depois de assumir o poder domingo à noite, em substituiçao ao demissionário Raúl Cubas, que poderia completar o mandato deste último, que termina em 2003, se as forças parlamentares que permitiram seu acesso ao poder assim o desejarem.

González Macchi pertence a uma facçao dissidente do Partido Colorado (no poder há 52 anos) oposta à facçao de Cubas.

A constituiçao estabelece que González Macchi, que era presidente do Senado, deve convocar eleiçoes a vice-presidente em um período de seis meses, para substituir Luis María Argaña, assassinado semana passada. Mas nada diz sobre a obrigaçao de convocar presidenciais, já que nao previa uma acefalia simultânea das duas principais funçoes do Estado.

Na interpretaçao do PLRA, "nao é constitucional' que González Macchi prolongue sua permanência no poder. "É fundamental desde o primeiro momento que o Paraguai tenha um governo legitimado por eleiçoes transparentes, claras e justas", que poderiam se realizar "em pouco mais de seis meses", disse Espínola.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;