Internacional Titulo
Vaticano aceita transplante de órgãos animais para homem
Das Agências
26/09/2001 | 11:26
Compartilhar notícia


O Vaticano aceitou formalmente, nesta quarta-feira, o transplante de órgãos, tecidos e células de animais para o homem e informou, através de um documento, as razões éticas da decisão.

Em entrevista coletiva à imprensa, o vice-presidente da Pontifícia Academia para a Vida, monsenhor Elio Sgreccia, ao lado de vários especialistas, entre eles Emanuel Cozzi, do departamento de Cirurgia da Universidade inglesa de Cambridge, e Maria Luisa Lavitrano, coordenadora dos projetos de transplantes com animais na Itália, resumiu a posição da Igreja Católica em relação aos polêmicos temas da bioética e do uso de animais.

No documento "A Prospectiva dos Xenotransplantes, Aspectos Científicos e Considerações Éticas", os cientistas do Vaticano advertiram que as implicações desse tipo de intervenção são pouco conhecidas, "já que estamos em uma fase preliminar".

Sobre o uso de animais em benefício do homem, o Vaticano considerou que "Deus colocou os animais e outras criaturas a serviço do homem, para que ele possa, também através deles, conseguir um desenvolvimento total".

O documento precisa que tais métodos têm implicações éticas, como no caso de transplantes para menores, que não podem dar autorização com conhecimento de causa, mas que nesse caso a cirurgia seria aceita se pudesse salvar uma vida.

Monsenhor Sgreccia lembrou que o documento do Vaticano responde a um pedido do Conselho da Europa, que solicitou a opinião de todas as religiões sobre o assunto. Para o prelado, "é importante sublinhar que se trata de um tema que tem que ser abordado com a máxima cautela".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;