Memória Titulo Memória
Ela cuida da história da EE Dom José Gaspar

Apresentamos a professora Silvana Amélia Lampi...

Ademir Medici
24/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Apresentamos a professora Silvana Amélia Lampi. Ela é a historiadora da Escola Estadual Dom José Gaspar, de Ribeirão Pires. Uma história que não poderia estar em melhores mãos.

Silvana nasceu em Ribeirão Pires. É filha de Guido Lampi e Giovannina Masiero Lampi. Formou-se professora pelo Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo. Mesmo antes já fazia arte, legado familiar. Desde menina, ama a natureza, por isso é paisagista. E sempre curtiu memória, daí porque é a historiadora não só da escola como também em Ribeirão Pires, mantendo diálogo estreito com os antigos – todos ex-alunos da Dom José.

(Pessoal que organiza o 13º Congresso de História do Grande ABC, Ribeirão Pires 2015, convide a professora Silvana a participar. Ela vai envolver gerações de alunos e ex-alunos).

Mas hoje a história é sobre os 90 anos da EE Dom José Gaspar. Vamos às primeiras informações da nossa colaboradora.

Uma cronologia

Pesquisa e texto: Silvana Lampi

8-8-1921 – Criada a Escolas Reunidas do Distrito de Ribeirão Pires. Seu primeiro endereço foi à Rua Herculano de Freitas, atual Rua Comendador João Ugliengo, no Largo da Matriz. Na direção, o professor Benedito Ferreira da Costa.

A Escolas Reunidas unificou quatro salas de aula que atuavam independentes.

3-2-1925 – Por resolução do Estado, a escolas reunidas transforma-se em grupo escolar. Foi construído um edifício próprio com cinco salas de aula, funcionando em dois períodos. Havia biblioteca, sala do diretor e sala dos professores.

O então Grupo Escolar de Ribeirão Pires funcionou neste prédio até 1934, quando foi demolido. Ali está o Enau.

Primeiro corpo docente: Adelaide Fontes, Belleza Freitas, Durvalina de Oliveira, Ida Pamponet, Isabel de Almeida Campos, João Quedinho Wolff, Regina Hallier e Sylvia D’Elia. Como servente, Victoria Simões.

- 1934 a 1942 – O grupo escolar funciona em prédio do número 10, na mesma rua.

- 1943 – No inicio do ano, o grupo ganha instalações novas, à Rua Dr. Jorge Tibiriçá, 2. Em novembro ganha o nome de Dom José Gaspar. Permanece neste endereço até o final de 1973.

- 1973, 22 de maio – O Grupo Escolar Dom José Gaspar integra-se ao Ginásio Estadual de Ribeirão Pires.

- 1974 – Transferência para o seu espaço atual, na Vila Aurora, a poucos quarteirões do Centro: Rua Isidoro Fontes, no alto de uma colina.

- 1976, 29 de janeiro – A denominação do grupo escolar é mudada para Escola Estadual de Primeiro Grau Dom José Gaspar, a EEPG.

- 1988, 26 de fevereiro – Nova alteração de nome, acrescentando-se o ‘Segundo Grau’, a Eepsg.

Hoje, a denominação é simplificada para Escola Estadual Dom José Gaspar, das antigas escolas reunidas, do antigo grupo escolar, com mais de 90 anos de história.

A Associação

Aniversariantes da semana do pessoal que faz a terceira idade no clube dos funcionários públicos de São Bernardo:

- Do Núcleo Convivência Nova Vida: Irani Lourenço Cruz Rodrigues, dia 21.

- Do Núcleo Convivência Nova Era: Dercilia da Cunha, dia 21.

- Do Núcleo de Convivência Nova Esperança: Izilda Botelho Ruiz, dia 22.

- Do Núcleo Convivência Alegria: Geralda S. B. Soqueira, dia 20.

Contos e histórias

Para as aniversariantes da semana, a leitura de Muitas Vidas, livro escrito coletivamente pelo pessoal da terceira idade da Associação.
Destacamos o primeiro poema da edição, Natureza, de autoria de Antonia Carvalho de Paula.

O único compromisso do ser humano com a vida é a busca da felicidade.

O que é a felicidade?

Felicidade é a vida em todas as suas formas.

Felicidade é acordar de manhã e sentir-se vivo.

Felicidade é passar o resto da manhã olhando as flores do jardim.

Felicidade é ouvir o canto de um pássaro procurando entendê-lo como se a mais linda e estimulante das mensagens.

* * *

Felicidade é... (complete você, prezado leitor, e torne-se parceiro da autora).

Nas ondas do rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flash-back, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e notícias no tempo.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. Os 461 anos de São Paulo: uma entrevista de arquivo de Geraldo Nunes com o professor Nestor Goulart Reis da FAU–USP; os 140 anos do Estadão. Apresentação: Camila Tuchlinsk, nas férias de Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, Raimundo Sales, do Rotary Santo André. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. A obra musical de Pedro Caetano, compositor. Ele é autor de inúmeros sucessos, inclusive de Carnaval. No programa, descreve as origens de cada uma de suas músicas. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

News Seller há 50 anos

Domingo, 24 de janeiro de 1965 – ano 7, nº 351

Manchete – Povo protesta contra indústria que polui o ar, a Indústria Brasileira de Enxofre, no Parque Capuava.

Em 24 de janeiro de...

1915 – Hoje e amanhã é realizada solene festa em louvor a São Sebastião, na Estação do Rio Grande, promovida pela senhora Rachel Guilherme da Silveira.

A guerra. Da manchete do Estadão: “Combates de artilharia na região de Ypres, Arras, Roye e Seissons”.

- No futebol, o Ribeirão Pires FC recebe o Anita Garibaldi, da Capital, e vence por 4 a 0 (2 a 1 para o Ribeirão entre os segundos quadros).

1930 – Serviço Eleitoral informa que o número total de eleitores qualificados em toda a região atinge a 4.695.

1960 – Lançada a pedra fundamental do pronto-socorro a ser cedido pelo Moinho São Jorge ao município, junto ao Hospital Municipal de Santo André. A doação é do empresário Adib Chammas, em nome de Felícia Chammas, genitora dos diretores do Moinho São Jorge, falecida em 1954.

Esporte Clube Brasil, de São Bernardo, sagra-se campeão municipal de futebol, título referente a 1959.

Sociedade Esportiva Irmãos Romano, de São Bernardo, goleia o Rafard Atlético Clube e ingressa na Primeira Divisão de Profissionais.

Hoje

- Dia da Previdência Social

- Dia da Constituição

- Dia do Aposentado

Santos do dia

- São Francisco de Sales (França, 1567-1622). Bispo e doutor da Igreja. Fundou a Ordem da Visitação.

- Feliciano da Umbria

- Urbano 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;