Política Titulo
Segunda fase da CPMI investigará Executivo e Prefeituras
Do Diário OnLine
Com Agência Câmara
11/08/2006 | 15:42
Compartilhar notícia


Após aprovado o relatório parcial que recomendou a cassação de 72 parlamentares envolvidos com a 'máfia das ambulâncias', a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) dos Sanguessugas iniciará a segunda parte das investigações, que será focada na participação do Poder Executivo e das Prefeituras no esquema de compra superfaturada de ambulâncias com dinheiro público.

Segundo dados da Controladoria-Geral da União, presentes no relatório parcial, o esquema envolveu quase 600 prefeituras e inúmeras entidades privadas, manipulou quase 1/3 dos convênios para compra de ambulâncias realizados pelo governo federal entre 2000 e 2004 e recebeu R$ 80 milhões em dotações orçamentárias da Saúde. Novas denúncias apontam ainda que as irregularidades também atingiram o Ministério da Ciência e Tecnologia

Já há requerimentos para a convocação dos ex-ministros da Saúde do governo Luiz Inácio Lula da Silva Humberto Costa (PT) e Saraiva Felipe (PMDB-MG). Os governistas também querem estender as investigações para à administração Fernando Henrique Cardoso, convocando para depor o ex-ministro da Saúde José Serra (PSDB).

O deputados Júlio Redecker (PSDB-RS), um dos responsáveis pela sub-relatoria que investigará o caso, no entanto, disse que as investigações não serão iniciadas pelos ex-ministros. "Pretendo dar início aos trabalhos de uma investigação na base, sem começar pelo telhado. Acho prematuro e nós temos que ter muita confiança no trabalho para não punir inocentes e não inocentar culpados", afirmou.

Segundo o presidente da CPMI das Sanguessugas, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), eventuais depoimentos de ex-ministros só ocorreriam depois das eleições, caso os requerimentos para isso sejam aprovados. Na opinião de Biscaia, não há razão para convocá-los neste momento, já que dois dos ex-ministros são candidatos a governos estaduais e estão em campanha. Serra concorre ao governo de São Paulo e Humberto Costa, ao de Pernambuco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;