Internacional Titulo
Berlusconi 'perde' apoio de seis regiões nas eleições italianas
Da AFP
04/04/2005 | 17:30
Compartilhar notícia


A coalizão governamental italiana de centro-direita liderada por Silvio Berlusconi sofreu um duro revés nas eleições regionais, depois de perder seis das oito regiões que governava, segundo os primeiros resultados difundidos nesta segunda-feira.

"Quando nos apresentamos unidos e somos positivos, vencemos amplamente, como ocorreu hoje (nesta segunda-feira). Obtivemos o maior número de votos e o maior número de regiões conquistadas", declarou Romano Prodi, líder da União, a coalizão de centro-esquerda.

Mais de 40 milhões de italianos foram convocados às urnas no domingo e segunda-feira, em 14 das 20 regiões da península. Esta eleição regional, considerada um verdadeiro teste eleitoral para o chefe de Governo italiano Silvio Berlusconi, se viu ofuscada pela morte do papa João Paulo II.

Segundo asprimeiras pesquisas, a coalizão governamental perderia Lázio, a região de Roma, Piemonte e Liguria, no norte do país. A maioria de centro-direita perderá a região de Pullas, ao sul da península, uma das menos desenvolvidas e cujo eventual vencedor seria o comunista Niki Vendola.

"Vencemos. Obtivemos um resultado indiscutível", assegurou, por sua parte, o líder do maior partido da esquerda italiana, Democráticos da Esquerda (DS).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;