Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 2 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Reformas aumentam vendas no Multishop


Leone Farias
Da Redaçao

03/10/2000 | 00:37


Depois de mudanças no quadro administrativo do Multishop, de Sao Bernardo, feitas em agosto de 1999, e, a partir desta data, uma série de medidas visando a reestruturaçao, o centro de compras, pertencente ao grupo Arteb, começa a colher os frutos dessas transformaçoes. O local registrou um crescimento de 50% em fluxo de visitaçao neste ano na comparaçao com o ano passado e uma expansao estimada de 20% em vendas no mesmo período.

Segundo o administrador, Luiz Bruno Presente, que assumiu o comando na época, como parte dos planos do grupo de trazer novo fôlego ao empreendimento, a idéia era realizar açoes para valorizar mais o shopping. Houve iniciativas como uma reformulaçao no layout, em que foram montadas lojas - até entao havia apenas estandes, com média de 6 m² de área - com cerca de 12 m² e algumas de 30 m² a 40 m², a melhoria do visual interno e a realizaçao de cursos e palestras para incentivar o comerciante a se reciclar.

Além disso, houve um trabalho para melhorar o mix de lojas, de acordo com Presente. "O objetivo era que o cliente encontrasse tudo que ele procurasse no local", afirmou. Há, ainda, um planejamento de marketing, por meio do qual foram feitas campanhas de divulgaçao, promoçoes, como sorteios de prêmios, e eventos com a comunidade que teriam ajudado a atrair mais público.

Como parte das transformaçoes, o McDonald's, que possui loja express no local, passou a ter uma unidade completa, e a Casa de Pao de Queijo também foi ampliada. Com isso, o Multishop, que tinha apenas 62 lojas abertas, passou a ter 100% de seu espaço locado, ou seja, 152 unidades ocupadas. Presente acrescentou que há agora lista de espera, com 20 comerciantes interessados em se instalar lá. No mix, passou a constar uma nova praça de alimentaçao e pontos comerciais como institutos de beleza, comércio de roupas, papelarias, relojoarias, loja de produtos esotéricos, entre outras. Foram instalados também ambulatório e fraldário para atender melhor aos clientes.

Todas essas açoes reverteram no aumento no fluxo de público, de acordo a administraçao: passaram a ser 6 mil visitantes por dia durante a semana e 8 mil por dia nos fins de semana. Pode parecer pouco, mas para um empreendimento de dimensoes modestas, de apenas 3,5 mil m² de área bruta locável, é significativo, afirmou o administrador - que prefere nao revelar os dados de investimento para a reestruturaçao.

Lojistas - Os comerciantes, de modo geral, atestaram a melhora como reflexo das açoes da administraçao. "Deu uma sensível melhorada com a divulgaçao que o shopping passou a fazer", disse o proprietário da loja Bem-me-quer, Olávio Francisco da Silva. Seu ponto, aberto há um ano e sete meses, comercializa quadros, artesanatos e peças em porcelana, e cresceu 15% no período. Ele também fez modificaçoes, ampliando o leque de produtos à venda, e projeta um fim de ano bem melhor do que no ano passado.

O lojista Paulo Yamamoto, da loja Ikebana, de produtos esotéricos - gnomos, fontes, incensos, cristais etc -, que registrou expansao de vendas de 10% em relaçao a 1999, também está otimista. "A tendência é de crescimento."

Já a relojoaria Tempomania observou aumento de faturamento próximo de 50%. Segundo o proprietário, Wilson Gonçalves, a diversificaçao do mix do shopping e os cursos vêm ajudando a se aprimorar e a atrair mais clientes.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;