Setecidades Titulo
Capital começa a agendar inspeção veicular obrigatória
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
06/01/2009 | 07:13
Compartilhar notícia


Motoristas da Capital começaram a agendar ontem as datas para fazer a inspeção ambiental veicular. O procedimento é obrigatório para toda frota de motos e automóveis fabricados a partir de 2003. Os proprietários dos veículos movidos a gás, gasolina e álcool têm até 90 dias da data-limite do licenciamento para passar pela avaliação. Somente os veículos licenciados na Capital são obrigados a cumprir a determinação.

Apesar do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC ter intermediado algumas conversas para implementar o programa na região no ano passado, nenhum avanço foi consolidado. Há expectativa de que o assunto volte à pauta neste ano, a partir de março quando as atividades serão retomadas sob comando do novo presidente. Atualmente o prefeito de Rio Grande da Serra, Adler Kiko Teixeira (PSDB), ocupa a presidência interina do Consórcio desde que o ex-prefeito de Santo André, João Avamileno (PT), terminou seu mandato.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente também ensaiou o lançamento de programa semelhante, mas como os estudos não evoluíram, a iniciativa fica com as esferas municipais.

MEIO AMBIENTE
A inspeção veicular visa verificar se a emissão dos gases do veículo está dentro dos padrões estabelecidos. Trata-se de uma medida para contribuir com a melhoria da qualidade do ar e diminuir os problemas respiratórios decorrentes da inalação de poluentes.

Veículos com final de placa 1 têm de 1º de fevereiro até o fim de abril para serem inspecionados. Em março começa o prazo dos carros com final de placa 2 e, em abril, os de final 3.

Para agendar, é necessário entrar no site da empresa contratada pela Prefeitura de São Paulo (www.controlar.com.br) ou ligar para o telefone 3545-6868.

A avaliação custa R$ 52,73, mas os motoristas que forem aprovados na inspeção podem solicitar reembolso à Prefeitura.

Quem não fizer o teste não conseguirá licenciar o carro no ano seguinte e está sujeito a multa de R$ 550.

O programa teve início na Capital no ano passado com a inspeção obrigatória de toda a frota diesel cadastrada no município.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;