Esportes Titulo
Santo André muda e fortalece zaga
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
23/07/2011 | 07:30
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Jogo difícil, contra o atual campeão catarinense, na casa do adversário... Não faltam motivos para o Santo André destacar o quão complicada será a missão de enfrentar a Chapecoense, amanhã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.

O time não demonstra medo do que está por vir. Aliás, longe disso. Mas para evitar surpresas como a derrota em pleno Estádio Bruno Daniel para o Brasil de Pelotas (3 a 2), o técnico Sandro Gaúcho ensaiou promover quatro alterações na equipe titular.

As mudanças começam no esquema tático. Depois de fazer uso do 4-4-2 na estreia da Série C, o treinador deve resgatar o 3-5-2, utilizado durante o Paulistão e a Copa do Brasil.

A partir daí, começam as trocas nas peças. Chiquinho e Alemão, machucados, e Juninho, suspenso, deixam o time e abrem espaços para Djalma, Iran e Negretti, respectivamente. Outro que surge na equipe é Tyrone Power, literalmente fortalecendo o sistema defensivo como terceiro zagueiro e pegando a vaga do atacante Jefferson. Com esse esquema, Vanderlei, autor dos dois gols diante do Brasil de Pelotas, atuará mais adiantado ao lado de Cristiano Brasília.

Foi dessa forma que o técnico Sandro Gaúcho treinou o time ontem à tarde, no Campo da Garagem, em Mauá. Mas o treinador confirma que tem outras ideias na cabeça. "Podemos entrar em campo tanto com três zagueiros quanto com o esquema que começamos o primeiro jogo (4-4-2). O importante é ter essa variação", explicou.

Com as mudanças, Sandro Gaúcho espera um time de comportamento diferente do primeiro jogo. Não na parte ofensiva, na qual foi bem e criou boas oportunidades, mas sim na defensiva. "Será equipe de mais pegada, com mais atenção defensivamente, como tenho cobrado."

Caso opte pelo 3-5-2, o Santo André deve acionar bastante os alas Iran e Andrezinho. Ambos têm muito mais característica ofensiva do que defensiva e se encaixam melhor neste esquema tático. "Com essa formação soltamos o Andrezinho e o Iran. Sabemos das qualidades deles atacando. É uma opção", tentou esconder o treinador.

Para o ala-direito Iran, o jogo é visto como boa oportunidade para reconquistar o lugar na equipe, perdida durante o Campeonato Paulista. "É uma chance que não pode ser desperdiçada. O Alemão jogou bem (contra o Brasil), mas estou correndo atrás, querendo meu espaço", disse o jogador, que bem como o treinador indicou, prefere o 3-5-2. "Minha característica é mais ofensiva e sempre trabalhei com o Sandro nessa formação. Vamos tentar impor isso no jogo", concluiu Iran.

O time embarcou ontem à noite para Chapecó, onde chega na manhã de hoje. Após tomar café da manhã, o elenco faz treino leve para não se desgastar muito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;