Internacional Titulo
Nave espacial Discovery é lançada
Do Diário do Grande ABC
27/05/1999 | 10:33
Compartilhar notícia


A nave espacial norte-americana Discovery foi lançada esta quinta-feira da base de Cabo Canaveral (Flórida), com sete tripulantes a bordo, para cumprir uma missao de dez dias na nova Estaçao Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).

A nave foi lançada às 6h49 locais (7h49 de Brasília), segundo o previsto.

Durante o vôo, se acoplará aos dois módulos que compoem a ISS para descarregar ai cerca de duas toneladas de material, particularmente computadores portáteis (notebook), roupa e água que serao utilizados pelos três primeiros tripulantes da estaçao, dois russos e um norte-americano, na primavera boreal do ano 2000.

Em uma saída de umas seis horas ao espaço, dois dos tripulantes deverao instalar dois embrioes de guindastes fora da estaçao, que servirao para montar as centenas de elementos desse gigantesco quebra-cabeças do espaço, que pesará mais de 500 toneladas quando terminar sua montagem em 2004.

O lançamento da nave foi retardado em uma semana, para reparar os danos causados pelo granizo em seu depósito central.

Entre os tripulantes, figuram uma canadense, Julie Payette, e um russo, Valeri Tokarev, que tratarao de mudar os 18 carregadores de baterias que alimentam em energia o módulo russo Zarya. Também participarao nos reparos do sistema de comunicaçoes entre o módulo norte-americano Unity e o centro de comunicaçoes de Houston (Texas, EUA).

Trata-se da primeira missao da nave este ano, marcando o retorno desse tipo de veículo espacial desde a missao da Endeavour, em dezembro passado.

Essa longa ausência se deveu principalmente aos atrasos russos na construçao do futuro módulo de serviço da ISS que, de acordo com as últimas previsoes, será lançado no final do ano de Baikonur (Cazaquistao).

Antes do lançamento, os cientistas da Nasa mostravam certo nervosismo, devido a uma má fase da indústria espacial norte-americana. Desde agosto do ano passado, se registrou o fracasso de seis lançamentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;