Internacional Titulo
Caxemira: ministros escapam de atentado e violência deixa mortos
Da AFP
03/07/2005 | 14:39
Compartilhar notícia


Dois ministros do Estado indiano de Caxemira escaparam por poucos segundos da explosão de uma mina na passagem de sua comitiva, enquanto que a violência na convulsionada região deixou 11 mortos, afirmou a polícia neste domingo.

A explosão da mina aconteceu no povoado de Sopoore, norte do Estado, e quase atingiu o ministro do Desenvolvimento Rural, Peerzada Mohammed Sayeed, e o ministro de Estradas e Habitação, Ghulam Ahmed Mir, embora tenha ferido os seis policiais que os escoltavam.

Sete militantes islamitas morreram na madrugada deste domingo em três enfrentamentos distintos com as forças de segurança nos distritos de Anantnag,  Pulwama e Baramula , segundo um porta-voz da polícia.

Em Baramula, um civil também morreu numa troca de tiros, enquanto que no povoado de Tran, outro civil foi executado a balas por supostos militantes.

Um integrante de uma equipe policial especialista em explosivos morreu e outro policial ficou ferido quando tentavam desativar uma bomba neste domingo, no distrito de Udampur.

A polícia responsabilizou os militantes pelo assassinato de uma idosa muçulmana em Doda. Os rebeldes geralmente atacam pessoas consideradas suspeitas de colaborar com as autoridades.

A violência na Caxemira continua apesar de um processo de paz em andamento há 18 meses entre a Índia e Paquistão. A região está dividida entre as duas potências nucleares, mas ambas reivindicam sua soberania sobre a totalidade do território.

A rebelião contra as autoridades indianas já deixou mais de 44 mil mortos desde 1989, segundo cifras oficiais, apesar de os separatistas afirmarem que a cifra real chega ao dobro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;