Economia Titulo
FMI alerta para acordos bilaterais após fracasso da rodada da OMC
Da AFP
31/07/2006 | 16:16
Compartilhar notícia


O presidente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Rodrigo Rato, fez nesta segunda-feira uma advertência sobre os acordos comerciais bilaterais, após o fracasso das negociações da OMC.

"Convido todos os países, inclusive os de baixa receita, a serem prudentes antes de embarcar em acordos comerciais bilaterais e regionais", disse Rato em um discurso em Washington. Para o presidente do FMI, o congelamento das negociações deve ser temporário.

"A expansão do comércio, favorecida por acordos multilaterais, tem sido uma das pedras fundamentais do crescimento da economia mundial por muitos anos, e é fundamental para as perspectivas dos países mais pobres", assinalou. "Por isso é tão difícil aceitar o que aconteceu em Genebra na semana passada. Espero que se trate de uma pausa, e não de um fracasso das negociações, e que os negociadores perseverem e procurem preservar o que foi conquistado", acrescentou.

"Penso particularmente nas medidas que interessam principalmente aos países mais pobres, como a eliminação gradual dos subsídios à exportação, principalmente de algodão, e a abertura sem limites e com isenção de tarifas, pelos países desenvolvidos e os grandes países em desenvolvimento, para as exportações dos países mais pobres", assinalou Rato.

Os 149 membros da OMC decidiram na semana passada suspender indefinidamente o ciclo de negociações da Rodada de Doha, sobre a liberalização do comércio mundial, após o fracasso de uma reunião entre seis grandes potências do comércio mundial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;