Nacional Titulo
Escolas de Itu reduzem período de aulas para poupar água
Do Diário do Grande ABC
02/06/2000 | 16:49
Compartilhar notícia


Os 5,5 mil alunos das escolas municipais de educaçao infantil de Itu, a 98 quilômetros de Sao Paulo, passam a ter aulas em dias alternados, a partir de segunda-feira, para economizar água. Outros 4,2 mil estudantes das escolas supletivas e de ensino fundamental terao o período escolar reduzido. Em vez de cinco horas diárias, eles terao aulas durante três horas. A prefeitura reduziu também o período de funcionamento das creches. As crianças estao sendo dispensadas no início da tarde.

A cidade enfrenta há duas semanas o racionamento total e desde quarta-feira, está em estado de calamidade pública. As três represas que abastecem os 150 mil moradores estao com menos de 30% da capacidade. O racionamento, iniciado há duas semanas, mudou a rotina dos moradores. A água chega nas torneiras somente durante a noite, mas a quantidade nem sempre é suficiente para encher as caixas.

A dona de casa Sílvia Grandino, do bairro Vila Roma, passou a levantar durante a madrugada para lavar roupas. "Aproveito a água que chega na torneira e economizo a da caixa". A servente Maria da Conceiçao Silveira, residente no Bairro Olaria, está entre os 30% de moradores que nao têm caixa domiciliar. Ela acorda os filhos durante a madrugada para tomar banho. "Aproveito para lavar roupa e arrumar a cozinha".

Em Porto Feliz, outra cidade da regiao, o racionamento pode ser adotado se nao ocorrerem chuvas. O nível do Ribeirao Avecuia, que abastece os 45 mil habitantes, está quase 50% abaixo do normal nesta época.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;