Política Titulo
SUS aplica R$ 4,6 mi na Santa Casa de S.Bernardo
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
27/02/2010 | 08:49
Compartilhar notícia


O SUS (Sistema Único de Saúde) repassará R$ 4,6 milhões à Santa Casa de São Bernardo até o fim do ano. A verba cobrirá despesas com 22 leitos já mantidos pelo sistema na unidade hospitalar, utilização de outros 22 (somando 42 no total) e atendimento em endoscopia, dermatologia, urologia, tomografia e eletroneuromiografia. Os novos serviços estarão à disposição da população a partir de segunda-feira.

A prorrogação do acordo anterior e a ampliação do convênio foram assinadas ontem. A verba será repassada pela Prefeitura. Com a oferta de leitos de internação na Santa Casa, o atendimento no HMU (Hospital Municipal Universitário) será desafogado, o que possibilitará mudança do perfil para a saúde da mulher e atenção neonatal.

Para serem atendido gratuitamente na Santa Casa, os pacientes têm de dar entrada no Pronto Socorro Central ou nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) - as consultas e exames pelo SUS são agendados com antecedência, não havendo pronto atendimento gratuito. A Santa Casa, mantida pela iniciativa privada, continuará com cobrança de algumas consultas, o que é legalmente estabelecido pelo regimento da unidade, e "para manter equilíbrio financeiro", segundo o secretário de Saúde, Arthur Chioro.

O deputado estadual Alex Manente (PPS - São Bernardo), intermediador da parceria, ressaltou que o pleno funcionamento da Santa Casa, que tem 42 anos de existência, é "a maior vitória" de sua vida política. "Lutamos para viabilizar as necessidades daquilo que ouvimos na rua, que a população reivindica", frisou o parlamentar.

O provedor da Santa Casa, Conrado Zambrini, observou que o convênio "é mais um degrau da escada de participação (de parceiros), na ajuda à Saúde da cidade".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;