Cultura & Lazer Titulo
Fábula reformulada
Caroline Ropero
Especial para o Diário
22/04/2011 | 07:44
Compartilhar notícia


A nova história de Chapeuzinho chega às telas do cinema apostando no romantismo e em cenas de suspense. "A Garota da Capa Vermelha", que estreia hoje, é dirigida por Catherine Hardwicke, do primeiro filme da saga "Crepúsculo", com Amanda Seyfried no papel principal.

No longa, Valerie vive em uma pequena aldeia assombrada por um lobo. Durante anos os moradores conseguiram manter a paz, até que o animal quebrou o acordo ao assassinar Lucie, irmã mais velha da protagonista.

O terror volta ao vilarejo e os homens decidem procurar o animal para vingar a morte da garota. No entanto, descobrem que o verdadeiro culpado é um lobisomem que vive entre os moradores. A partir disso, todos se tornam suspeitos - desde os pretendentes da garota, até a própria avó.

O romance fica por conta do triângulo amoroso entre Valerie, sua paixão de infância, o lenhador Peter (Shiloh Fernandez), e o noivo Henry (Max Irons). A confusão existe pois a garota precisa manter o compromisso que a família fez com o rico ferreiro local de casar com seu filho, apesar de amar o outro rapaz. Mesmo assim, Valerie não resiste ao amor proibido, o que garante cenas ousadas entre Chapeuzinho e o lenhador.

Apesar da história se passar na Idade Média, o convívio que a menina tem com a mãe e o pai mostra problemas comuns de uma família dos dias de hoje. Assim como a disputa das amigas pelo melhor rapaz da vila.

A vovozinha também não fica de fora do longa-metragem. No filme, ela é moderna e original, mas ainda mora perto da floresta e vira alvo do lobo, como na antiga versão da fábula. Já o caçador é o padre Solomon (Gary Oldman) que, apesar de ser muito experiente, tem dificuldade para salvar o povoado.

"A Garota da Capa Vermelha" lembra o clássico infantil em algumas cenas e diálogos, como na vez que a menina sai para visitar a avó e na famosa conversa sobre os olhos, orelhas e dentes grandes da velhinha. Mas a principal associação do filme é à saga "Crepúsculo". As características dos pretendentes - um impulsivo e rebelde e outro gentil e romântico - lembra o famoso caso de Bella Swan, que precisa escolher entre o vampiro Edward e o lobisomem Jacob. Até mesmo o cenário, entre neve e pinheiros, remete à saga. Assim, o drama de Chapeuzinho não chega a ser original. No entanto, vale a pena desvendar o suspense de quem é o verdadeiro vilão.

O fim pode surpreender, mas não foge ao roteiro clássico dos romances atuais. Afinal, nem mesmo a maldição do lobo impede a mocinha de viver o verdadeiro amor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;