Internacional Titulo
Israel não prevê pressão de Bush sobre Abbas para desarmar o Hamas
Da AFP
26/05/2005 | 14:26
Compartilhar notícia


As autoridades israelenses avaliaram nesta quinta-feira que o presidente americano George W. Bush não exercerá pressões sobre o líder palestino Mahmud Abbas para que desarme os grupos radicais. Abbas está em Washington para visita oficial a Bush.

Há meses, o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, tenta convencer os Estados Unidos de que Mahmud Abbas "não faz nada para desarmar os grupos terroristas" e em particular o Hamas, o principal movimento islamita palestino, contrariando o compromisso adotado em Sharm El-Sheik (Egito) em fevereiro.

Insensível a estes argumentos, a secretária de Estado americano, Condoleezza Rice, elogiou nesta quinta-feira a ação de Abbas, que deve se reunir com o presidente Bush pela primeira vez desde sua eleição à presidência da Autoridade Palestina, em janeiro.

"Abbas fez coisas muito boas. Penso que compreende que os palestinos têm a obrigação, segundo o Mapa da Paz, de desmantelar a infra-estrutura terrorista e as organizações terroristas", afirmou Rice.

A secretaria de Estado lembrou que o Mapa da Paz, um plano elaborado pelos Estados Unidos, União Européia, ONU e Rússia, é "um processo no qual estamos envolvidos", insistindo que não se pode fazer tudo em uma só noite.

Um colaborador próximo a Sharon garante que "os americanos não farão concessões a Mahmud Abbas no que se refere à luta contra o terrorismo, mas vão lembrar o prazo para desfazer as organizações terroristas, como o Hamas."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;