Cultura & Lazer Titulo
São Paulo comemora 450 anos neste domingo
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
24/01/2004 | 16:46
Compartilhar notícia


“Chegamos a ela a 25 de janeiro e celebramos a primeira missa numa casa pobrezinha e muito pequena no dia da conversão de São Paulo”. Com essas palavras, em 1554, o padre José Anchieta registrou o nascimento da atual capital paulista. Passados 450 anos, essa carta deixa o arquivo histórico do Vaticano e volta à cidade como um dos inúmeros eventos comemorativos do aniversário de São Paulo. Shows, exposições e atividades culturais e de entretenimento prometem esparramar o clima festivo pelas ruas.

Muitos museus e espaços de exposições abrem suas portas para receber o público. As mostras homenageiam a cidade buscando focar diferentes aspectos da maior metrópole brasileira. Um detalhe interessante é a arquitetura legada pelos migrantes europeus, uma gente que contribuiu muito para o desenvolvimento econômico do município entre o fim do século XVIII e início do XIX.

A memória é resgatada por fotografias antigas. A contemporaneidade é retratada pelas atuais cenas urbanas. Até as verdes áreas de preservação viram tema para exposição.

Quem pretende fazer um passeio por meio das letras também encontrará muitas opções nas livrarias. As editoras lançaram coleções e títulos referentes à história paulistana. Belas fotografias, memórias de personagens e personalidades, romance, crônicas e informações sobre a formação da cidade estão à disposição do público.

Mas, para aqueles que não pretendem ver uma São Paulo silenciosa, a agenda reserva shows como o da roqueira Rita Lee e do grupo de samba Demônios da Garoa. Já a baiana Daniela Mercury comandará a Parada dos 450 Anos. O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo é a opção para quem prefere música de câmara.

Atividades de lazer e esportivas, sessões oficiais da Prefeitura – como a inauguração da nova sede da administração municipal no edifício Patriarca, conhecido como Banespinha – e eventos paralelos que ganharam o selo dos 450 anos completam a festa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;