Política Titulo
Prefeito de Diadema traz para administração vice de adversário
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
04/03/2010 | 07:43
Compartilhar notícia


Vice por duas vezes de José Augusto da Silva Ramos (PSDB) na disputa pela Prefeitura de Diadema em 2004 e 2008, Manoel José da Silva, o Adelson, presidente do PSB municipal, fará parte do governo Mário Reali (PT). A partir da próxima semana, o socialista assume o comando da Secretaria de Segurança Alimentar, ex-Abastecimento, atualmente comandada por Pedro Soares, que preside o PSC local.

Embora a administração municipal negue oficialmente em nota, o próprio Adelson confirmou ontem à reportagem. "Realmente eu serei o secretário", garantiu. Mas se esquivou quando indagado se a posse ocorreria dia 15, conforme o Diário apurou. "Existe uma conversa muito madura, mas nada ainda fechado, inclusive data. Desconheço", despistou Adelson.

Wilson Pedro da Silva, primeiro secretário estadual do PSB, confirmou que Adelson assumirá a Pasta de Segurança Alimentar, que no governo José de Filippi Júnior (PT) se chamava Abastecimento.

Além da secretaria, o PSB, que em Diadema foi historicamente oposição ao PT, ganhará cargos. "Até para dar sustentação ao secretário (Adelson)", admitiu Wilson, que afirmou não saber quantos e onde estariam distribuídos no Paço. Especula-se que sejam entre quatro e cinco.

No total, foram quase seis meses de negociação entre integrantes da administração petista e lideranças socialistas para compor o arco de aliança. Em outubro, o vice-prefeito Gilson Menezes deixou o PSC e migrou para o PSB, até então oposição ao governo. Em reportagem do dia 16, o prefeito disse que até o "fim de fevereiro" teria definido a união. Porém, o martelo teria sido batido na segunda-feira, durante reunião no Paço entre Reali e a cúpula do PSB municipal - Gilson, Adelson e os vereadores Wagner Feitoza, o Vaguinho do Conselho, e Célio Lucas de Almeida, o Célio Boi.

Com a chegada do socialista à administração petista, Reali efetuará nova troca no secretariado. Com a recente saída de Cormarie Guimarães Perez para a Fundação Criança de São Bernardo, o assistente social Pedro Soares assumirá a Secretaria de Assistência Social e Cidadania - hoje dirigida interinamente por Lilian Cabrera, conforme registra o site da Prefeitura.

O secretário está de licença médica nesta semana e retornará a Prefeitura somente na segunda-feira.

 Em cima do palanque, discurso inflamado

Durante a campanha municipal de 2008, em cima do caminhão ou do palanque, Manoel José da Silva, o Adelson (PSB), tecia críticas ácidas contra o governo do PT, sigla que comanda há cidade por mais de duas décadas. O alvo principal era o ex-prefeito José de Filippi Júnior, que comandou Diadema por três gestões.

Praticamente dois anos depois, o ex-vereador natural de Passira, em Pernambuco, e conhecido por não ter papas na língua se une ao governo que tanto criticou lá trás. Comandará a Secretaria de Segurança Alimentar, Pasta que está muito longe dos sonhos e pretensões dos socialistas da cidade. Eles queriam Esportes ou Transportes.

Se tivesse conquistado a Prefeitura de Diadema, o deputado estadual José Augusto da Silva Ramos (PSDB), agora praticamente única oposição na cidade, Adelson seria responsável pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Agora, Adelson se defende que o PSB chega com propostas. "Temos projetos para apresentar", afirmou. O primeiro secretário estadual do PSB, Wilson Pedro da Silva, reforçou: "Não vamos fazer parte do governo só por fazer". E justificou: "A política é mutável".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;