Internacional Titulo
ONU: água poluída mata mais de 5 mil crianças por dia
Do Diário do Grande ABC
13/03/2000 | 15:35
Compartilhar notícia


Cerca de 3 bilhoes de pessoas nao têm acesso à higiene e mais de cinco mil crianças morrem a cada dia devido a doenças ligadas à água suja, diz um relatório da ONU publicado nesta segunda-feira.

Contudo, os governos poderiam assegurar o acesso à água limpa e à higiene adequada a todos em 25 anos caso se comprometam a iniciar projetos locais eficazes em funçao de custos.

``Estamos perdendo a batalha. Continuar com o enfoque atual significa que a crise se agravará', disse Brian Appleton, especialista em água e sistemas sanitários da Organizaçao Mundial da Saúde (OMS).

O informe diz que nos últimos 20 anos melhorou o fornecimento de água potável, mas nao a higiene e os sistemas sanitários.

O relatório, intitulado Visao 21, exorta a mudar radicalmente as políticas de abastecimento de água. Em vez de projetos dispendiosos de alta tecnologia, o informe sugere que seja dada mais responsabilidade às donas de casa e às organizaçoes comunitárias.

Segundo o informe, embora a qualidade da água na India tenha melhorado nos últimos anos, 80% dos 800 milhoes de habitantes fazem suas necessidades fisiológicas ao ar livre, usam banheiros públicos precários ou sanitários que constituem fontes de doenças.

Nas zonas rurais, apenas 3% da populaçao têm acesso a instalaçoes sanitárias.

``Esta falta lamentável de instalaçoes causa graves problemas de saúde, para nao falar do odor terrível', diz o informe, lembrando que doenças como cólera, disenteria e hepatite estao relacionadas às fezes humanas.

Segundo o relatório da ONU, a instalaçao de sanitários que usam menos água que os convencionais teria causado grande melhora. Projetos locais na Bolívia, na Tanzânia e na Etiópia demonstraram sua utilidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;