Nacional Titulo
PF inicia operação para garantir homologação de reserva indígena
Do Diário OnLine
Com Agências
16/04/2005 | 18:37
Compartilhar notícia


A Polícia Federal inicia neste domingo, em Roraima, a operação Upatakon (que quer dizer Nossa Terra, na língua Macuxi). A força-tarefa organizada pelo governo federal tem como objetivo garantir a efetivação da homologação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, criada em decreto presidencial na sexta-feira.

Sessenta agentes da Polícia Federal e 40 da Polícia Rodoviária Federal chegaram neste sábado a Roraima vindos de Estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Segundo o superintendente da Polícia Federal em Roraima, Francisco Mallmann, agentes da polícia de Roraima também participam da ação, totalizando 140 policias envolvidos. "Essa é uma ação preventiva para garantir a consolidação da homologação e proteger os direitos constitucionais dos indígenas", afirmou.

O superintendente disse que, embora não tenha ocorrido nenhum conflito, há sinais de movimentações por parte dos produtores de arroz que não aceitam a homologação. "Tínhamos a operação planejada há mais de um ano porque já esperávamos a homologação da reserva Raposa Serra do Sol", explicou à Agência Brasil.

A partir de domingo os agentes ficarão distribuídos em três bases: nos municípios de Pacaraima e Bonfim, onde a Polícia Federal tem postos, e na Comunidade das Placas, dentro da reserva indígena.

Segundo o superintendente, não está previsto um prazo para a operação Upatakon e a ação deve se estender enquanto houver resistências em torno da questão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;