Nacional Titulo
Cólera: município de AL pode ser colocado em alerta
Do Diário do Grande ABC
10/02/2000 | 12:27
Compartilhar notícia


O município de Sao José da Lage, a 98 km de Maceió, pode ser declarado em estado de emergência após a morte de duas crianças e a confirmaçao de 26 casos de cólera. Outros 21 casos continuam sob suspeita. O município já registra um terço dos casos de cólera em Alagoas. Para atender pacientes com suspeita da doença foi montada uma operaçao especial no único hospital da cidade, Unidade Mista Athur Veras. Nas últimas quatro semanas, cerca de 170 pessoas foram atendidas com os sintomas da doença, desidrataçao e diarréia.

Como falta espaço na única enfermaria do hospital, que só tem condiçoes de atender quatro pessoas, a maioria dos pacientes está sendo atendida em colchonetes espalhados pelo corredores do Athur Veras. Um médico e uma acadêmica de medicina, que atendem na Unidade Mista, foram contaminadas pela doença, mas já estao fora de perigo.

Segundo Paulo Roberto Pereira de Araújo, prefeito de Sao José da Lage, que tem uma populaçao de aproximadamente 25 mil habitantes, a epidemia de cólera no município só vai ser controlada caso o governo federal libere R$ 600 mil para a implantaçao do sistema de abastecimento d`água e saneamento do município. A cidade é banhada pelo rio Canhotinho, que nasce em Pernambuco, considerado a principal porta de entrada da cólera em Alagoas.

Alagoas já registrou seis casos de mortes causadas pela cólera e já foram registrados cerca de 100 casos da doença em todo Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;