Internacional Titulo
Família aceita encontro com González, mas sem Elián
Do Diário do Grande ABC
11/04/2000 | 15:27
Compartilhar notícia


Os parentes em Miami de Elián González propuseram, nesta terça-feira, reunir-se com o pai do menino, Juan Miguel González e levá-lo com eles argumentando que isso seria preferível a uma reuniao em Washington, "sob o olhar vigilante de funcionários do governo cubano". Contudo, exigiram uma promessa de que Elián nao será levado para essa reuniao.

Em carta divulgada esta manha, em frente à casa do tio-avô do menino e dirigida a um dos psiquiatras do governo que acompanham o caso, a família do menor em Miami declara que está disposta a se encontrar com Juan Miguel González na casa de uma freira ou "em qualquer outro lugar neutro no sul da Flórida". Acrescentaram os parentes que esse encontro "seria seguido quase imediatamente por uma reuniao que incluiria Elián".

Mas, Armando Gutiérrez, porta-voz da parte da família que vive em Miami, disse que eles querem garantias por escrito do governo de que Elián nao será levado nesse encontro.

"Isto é muito importante, nao só para mim e Marisleysis (prima de Elián) como para Elián, para que se possa prometer honestamente que ir a essa reuniao nao implica que tomará imediatamente um aviao para Cuba", escreveu o tio-avô do menino, Lázaro González.

A porta-voz do Departamento de Justiça, Carole Florman, considerou a proposta uma questao de família. "Esta nao é uma solicitaçao que os parentes de Miami possam fazer ao governo, devem fazê-la a Juan Miguel", disse Carole.

Quase cinco meses depois do resgate na costa da Flórida, os familiares do menino Elián González lutam para que o menino nao encontre nem seja entregue ao pai. O tio da criança, Lázaro González, esteve reunido com dois psiquiatras e um psicólogo enviados pelo governo para facilitar as negociaçoes.

A Secretária de Justiça, Janet Reno, disse que a reuniao em Washington seria um passo importante para reunir Elián e o pai, ainda esta semana.

Gutiérrez precisou que os advogados de Lázaro González estao pedindo uma determinaçao de urgência de um tribunal federal para tentar proibir que o pai de Elián deixe o país enquanto nao se esgotar um recurso federal em Atlanta (Geórgia).

Os advogados também tentarao ressuscitar o caso Elián em um tribunal de família de Miami, nesta terça-feira, adiantou Gutiérrez. Segundo os analistas, as manobras legais nao têm muitas possibilidades de prosperar.

De acordo com Eric Holder, o número dois do Departamento de Justiça, o SIN enviaria instruçoes para a entrega do menor a seu pai, Juan Miguel González, logo que receber as recomendaçoes dos psicólogos que se entrevistaram na segunda-feira com os familiares em Miami.

``Gostaríamos de conseguir que a transferência se desenvolva em um local neutro', disse Holder em declaraçoes ao canal de televisao CBS na segunda-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;