Política Titulo
Piora avaliaçao do desempenho de governadores
Do Diário do Grande ABC
04/05/2000 | 16:10
Compartilhar notícia


A avaliaçao de desempenho dos governadores estaduais sofreu uma piora, de acordo com pesquisa elaborada pela Confederaçao Nacional do Transporte (CNT) e o Instituto Vox Populi no mês passado. De acordo com o levantamento, elaborado entre os dias 25 e 27 de abril ouvindo 2009 pessoas no país, a avaliaçao negativa dos governadores subiu de 22%, apurado na pesquisa feita em março, para 26%, agora em abril. O índice de avaliaçao positiva caiu de 37%, em março, para 33%, em abril.

"Os governos estaduais apresentaram uma clara piora em relaçao ao mês passado", avaliou a diretora do Vox Populi, Heloísa Neiva.

Para o presidente da CNT, Clésio Andrade, a queda pode ser considerada natural, já que a populaçao tende a exigir melhores resultados, depois de dois anos de administraçao.

A pior avaliaçao de desempenho é dos governadores da regiao Sul, onde 34% dos entrevistados disseram que o desempenho dos governadores era ruim.

Em contrapartida, os governadores que mais se destacaram, positivamente, foram os da regiao Nordeste, onde 48% dos entrevistados responderam que o desempenho de seus governadores era bom.

Prefeituras - No caso das prefeituras, a avaliaçao de desempenho dos prefeitos continuou no mesmo nível da última pesquisa elaborada pela Confederaçao Nacional do Transporte (CNT) e o Instituto Vox Populi. De acordo com levantamento de abril, 35% dos entrevistados consideraram positivo o desempenho do prefeito de suas cidades. No entanto, 29% consideraram ruim.

O melhor índice de aprovaçao de prefeitos foi dos chefes do executivo municipal da regiao Sul, onde 39% afirmaram que o desempenho dos prefeitos tem sido positivo. A pior avaliaçao concentrou-se na regiao Sudeste, com 34% dos ouvidos afirmando que o desempenho dos prefeitos era ruim.

Pitta - A possível cassaçao do prefeito de Sao Paulo, Celso Pitta, vem sendo acompanhada de perto por boa parte da populaçao de acordo com os resultados da pesquisa CNT/Vox populi. Do total de entrevistados, 83% responderam que estao acompanhando a discussao na Câmara de Sao Paulo sobre a possível cassaçao do mandato do prefeito Celso Pitta.

Destes 83% que estao acompanhando o caso, 74% disseram que sao a favor da cassaçao. Apenas 11% sao contra a proposta de cassar o mandato do prefeito paulistano.

Em relaçao à troca de acusaçoes entre os senadores Jáder Barbalho (PMDB-PA) e Antônio Carlos Magalhaes (PFL-BA), apenas 47% dos ouvidos pelo Instituto Vox Populi afirmaram que acompanharam o embate entre os dois senadores. Desse porcentual, 74% disseram que este tipo de confronto nao contribui para o desenvolvimento da democracia no País. Apenas 20% consideraram que o embate entre os dois senadores foi positivo.

Ainda de acordo com o resultado da pesquisa, 51% das pessoas que responderam que estavam acompanhando a briga entre os dois senadores disseram que nenhum dos dois teve razao na troca de acusaçoes. No entanto, 14% acharam que o presidente do Senado, Antônio Carlos Magalhaes, tinha razao de acusar Barbalho, enquanto 11% disseram que Barbalho era quem tinha razao de acusar ACM. Apenas 3% dos ouvidos afirmaram que os dois tinham razao na troca de acusaçoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;