Palavra do Leitor Titulo Artigo
Um surfista campeão!
Do Diário do Grande ABC
12/01/2015 | 09:22
Compartilhar notícia


Artigo

O título deste artigo nos lembra do atual campeão mundial de surfe Gabriel Medina. Com certeza o fato de ser o mais jovem brasileiro a ingressar no seleto ASP World Tour (WCT), restrito aos 36 melhores surfistas do mundo, e também ser o atleta mais novo a vencer uma etapa do Campeonato Mundial de Surfe (ASP), cairia como uma luva ao título do texto. Gabriel Medina de fato é o cara do surfe. Mas este título quer te levar a conhecer outro surfista campeão: Guido Schaffer.

Jovem brasileiro, surfista e médico, morreu enquanto surfava, em 2009. Tudo isso a dias de ser ordenado padre. E será, ao que tudo indica, o primeiro santo surfista da Igreja Católica. Campeão na vida quando soube ir contra a maré do mundo que o queria jogar nas ondas de vida sem sentido, foi aí que soube encontrar na fé e na ciência jeito de chegar ao céu.

O jovem Guido teve suas baladas, aventuras nas descobertas das noites cariocas, até certa rebeldia, situações que o enquadram na normalidade de vida de qualquer jovem. Mas algo o movia, a vida era muito mais que aquilo e, assim, sua vontade pôr sentido foi a força motriz que o conduziu ao encontro com Deus. E fez de seu encontro com Jesus sua mais alta onda.

Médico como São Lucas, amor aos pobres como Francisco de Assis, e dedicação à palavra de Deus como Santo Antônio, soube fazer de sua vida aventura que tinha pódio a chegar. Tentou chegar ao sacerdócio, porém o mesmo mar que o inspirava à vida tirou seu último suspiro. Olhar para vida de Guido é perceber seu profundo desejo de andar sobre as ondas do mar, como São Pedro, se mantendo sobre o mar quando seus olhos estavam fitos no olhar dAquele que o tinha seduzido. Tanto amor a Deus e à Igreja fez com que Guido fizesse a diferença onde quer que passasse, seja na Santa Casa onde atendia os pobres, no seminário onde aprendia teologia, ou ainda em suas andanças por tantos grupos de jovens onde pregava. Sua última e maior manobra de surfe tem o conduzido ao altar, não como padre, mas sim como santo, com sua vida reconhecida como heroica pelo Vaticano.

Olho para vida de Guido e vejo um médico, um surfista, mas acima de tudo um santo. Santidade moderna inserida neste tempo, que não se esgota nesta realidade, mas me aponta o céu. Guido me confirma que, de fato, para ser santo basta ser gente, e assim a todo momento provocar revolução do amor. No céu, Guido me convida a surfar contra a correnteza de mundo que pensa que a plena felicidade está no prazer temporal. Guido me faz mergulhar em vida com pleno sentido que só se chega estando mergulhado em Deus!

Adriano Gonçalves é missionário, formado em Filosofia, acadêmico em Psicologia, apresentador e escritor.

Palavra do leitor

Troca-troca
Li nesta coluna Palavra do Leitor e fiquei muito interessado na narrativa do leitor Humberto Schuwarts Soares sobre a nomeação para o Ministério da Defesa de Jaques Wagner pela presidente (Opinião, dia 28). Na natureza há vários tipos de predadores, precisamos localizar um que ataque as raposas, pois são muitas. Os galinheiros estão indefesos com essa espécie de animal à solta e em abundância. Como fica a situação do povo brasileiro com essa pouca-vergonha de troca-troca. Ao meu entender, essas trocas são simplesmente de cadeiras, mesas, xícaras de cafezinho, águas com marcas diferentes, blocos de papel, brochuras maiores, para arrancar as folhas para realizarem guerras de papel. Ou muitos trocaram os ternos, gravatas, camisas etc. Ou, ainda, trocaram de lugares nas mesas, pois cansaram de olhar as mesmas caras. E o circo está armado, sem lona. Isael Ribas
São Bernardo

Alienação
Parece-nos que ‘o poste’, que está prefeito de São Paulo, vive em Passargada: entra ano, sai ano e a metrópole sofre com enchentes e queda de árvores, e nada é feito! Ou melhor, é feito sim: o dito-cujo está muito empenhado em aplicar o dinheiro dos impostos dos paulistanos para pintar faixas para bicicletas – muitas levam de nada a lugar nenhum –, infernizando a vida da população e, agora, com parte da Avenida Paulista bloqueada, dificultando acesso a dezenas de hospitais da região. Isso é ou não alienação?
Aparecida Dileide Gaziolla
São Caetano

Todo tipo
É impressionante a quantidade de contas a pagar em todo início de ano. Já não bastassem IPTU, IPVA, matrículas e todas as outras cobranças das compras de fim de ano, ainda tem aparecido quantidade grande de multas de trânsito, pelos mais variados motivos. Não tiro a culpa dos motoristas, mas está muito estranha essa história. E não adianta recorrer. Nunca há vitória do condutos. Os órgãos dessa área são donos da verdade absoluta. Tenho um amigo que tem recebido uma multa por semana, do mesmo lugar na Anchieta e ninguém para orientar. Às vezes parece que só nos percebem quando têm de arrecadar.
Gustavo Henrique Marinheiro
Santo André

Defesa Civil
Fui procurado por um amigo preocupado com as estruturas que sustentam há aproximadamente 40 anos a Igreja Jesus Bom Pastor, no Jardim Bom Pastor, em Santo André. A igreja tem leitura voltada ao catolicismo. Preocupa-se, meu amigo, que aconteça com esse templo o mesmo ocorrido com igreja de denominação neopentecostal e que ceifou a vida de uma pessoa, além de ferir 50 outros fiéis, por desmoronamento do teto. Para não cometer nenhum ato falho levado pela emoção das palavras desse amigo, dirigi-me com ele até o local, e pude notar algumas fragilidades na marquise, como também em alguns terminais de fiação externa de luminárias instaladas no chão, que acredito estarem em desacordo com normas de segurança. Nesses tempos de chuva e ventanias, ficamos mais propensos a acidentes fortuitos da natureza. Observo que esse local acolhe aproximadamente 400 fiéis. Acreditando que nossos responsáveis da Defesa Civil possam nos prestar essa deferência e precaução, agradeço, desde já, pelas providências que virão a tomar.
Cecél Garcia
Santo André

Direitos
Os trabalhadores da Volkswagen tinham resolvido fechar a Via Anchieta hoje. Tal atitude infringe o direito constitucional de ir e vir de milhões de cidadãos que necessitam da via para atender às suas necessidades, quer sociais ou pessoais. Assim, minoria procura prejudicar o direito da maioria de cidadãos. Isso não é direito de liberdade, isso denomina-se perturbação da ordem pública. Para reclamar de algo que julgam errado, não devem azucrinar o direito de milhões de cidadãos que nada têm a ver com os problemas que enfrentam, procurando vingar-se de pessoas erradas que nada lhes fizeram. O que demonstram com atitude tão deplorável, é que desconhecem que o direito de uma pessoa vai até onde começa o direito de outra. O certo é que com tal ilicitude, milhões de pessoas poderão estar, mais uma vez, reféns de ilicitude tão deplorável.
Flávio Fernandes
São Caetano

Risco
O mundo assistiu horrorizado à barbárie cometida por grupo islâmico contra representantes da imprensa livre de uma das nações mais cultas e livres do planeta. Incompreensíveis são os crimes praticados contra criaturas, em princípio geradas pelo mesmo Deus único em que eles acreditam; análogos a castigar os próprios filhos de um ser com a pena de morte, lembrando que implícito no conceito teológico existe o princípio da perfeição, que é desprezado quando se condena um ser à pena de morte por qualquer causa ou médio de execução de tal pena, admitindo, dessa forma, a imperfeição da criação. Perigosa também é a vocação nacional de clonagem de fatos internacionais. Já abraçamos Dia das Bruxas, Sexta-Feira Negra, propagandas em inglês etc. E temos brasileiros inseridos em grupos islâmicos radicais! Assim, não podemos negar a necessária assistência psicológica e suas terapias posteriores a quem delas entender precisar, de forma a abortar desvios de comportamento, agressividade, violência etc, evitando que pelo nosso descuido e indiferença estejamos incubando em nosso médio futuros suicidas religiosos ou políticos, com consciências alteradas em relação à normalidade de nosso comportamento nacional, pondo em risco a estabilidade emocional de toda nossa Nação.
Ruben J. Moreira
São Caetano
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;