Cultura & Lazer Titulo
Cineasta Hayao Miyazaki cria museu de desenho animado
Das Agências
24/09/2001 | 11:18
Compartilhar notícia


Venerado no Japão por seus desenhos animados de teor ecológico e filosófico, como "Princesa Mononoke" ou "Meu vizinho Totoro", Hayao Miyazaki prepara seu novo projeto que, dessa vez, não será um filme e sim um museu dedicado ao cinema de animação.

Miyazaki, 60 anos, é o cineasta de maior sucesso em seu país desde que, nos anos 70, adaptou "Heidi" para a televisão.

O "Museu da Arte Ghibli" abrirá suas portas em 1° de outubro, em Mitaka, oeste de Tóquio. O objetivo de Miyazaki é transmitir uma visão otimista e leve, típica da infância, e, ao mesmo tempo, ensinar ao visitante o que é o cinema de animação.

"Aqui mostramos ume estúdio de animação dos anos 50. A indústria do desenho animado só estava começando. (...) É preciso tornar mais fáceis e compreensíveis para as crianças os mecanismos do cinema de animação. Não quero que pensem que basta apertar um botão para ter o filme feito".

Uma as salas do museu será dedicada ao processo de criação; outra é replea de livros e objetos que permitem uma idéia do que é contexto imaginativo dos realizadores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;