Internacional Titulo
Telescópio é 200 vezes mais potente que o Hubble
Do Diário do Grande ABC
05/10/2000 | 14:31
Compartilhar notícia


O telescópio Chara, composto de uma bateria de seis subunidades e 200 vezes mais potente que o Hubble, foi inaugurado quarta-feira no Monte Wilson, perto de Los Angeles (Califórnia), anunciou a Fundaçao Nacional de Ciências (NSF).

Construído pela universidade do Estado de Geórgia, o observatório Centro para a Astronomia de Alta Definiçao Angular (Chara, sigla em inglês) funciona com o princípio da interferometria e é capaz de distinguir os detalhes de uma peça de 10 cm a uma distância de 16 mil km.

``Será a primeira vez que os astrônomos poderao produzir imagens detalhadas da superfície de outras estrelas, além de nosso Sol', explicou um dos dirigentes da NSF, James Breckinridge.

A interferometria combina a luz de vários telescópios. Assim, o Chara compreende seis telescópios de um metro de diâmetro cada, dispostos ao longo da circunferência de um círculo de 400 m de diâmetro.

Este dispositivo proporciona uma definiçao angular destacável, comparável à de um só telescópio de uma longitude de 400 m.

O projeto Chara precisou de 14 anos para sua preparaçao e construçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;