Política Titulo
Vereadores de Sto. André apresentam 86 projetos de lei em três meses
Cristiane Bomfim
Do Diário do Grande ABC
10/05/2009 | 08:34
Compartilhar notícia


Com o argumento de que o poder do Legislativo na criação de projetos de lei é limitado, os vereadores de Santo André abusaram das indicações de melhorias que precisam ser feitas na cidade ao chefe do Executivo, Aidan Ravin (PTB). Nos três primeiros meses de trabalho, os 21 parlamentares elaboraram 2.029 proposituras. Destas, 1.533 foram indicações como poda de árvores, limpeza de terrenos, colocação de sinalização nas ruas: reivindicações pontuais da população. Projetos de lei foram apenas 86.

O Legislativo andreense também analisou e aprovou projetos importantes do prefeito, como a reforma administrativa. A matéria foi discutida amplamente durante dois meses e somente a oposição - composta por seis vereadores petistas - votou contra.

Para o presidente da Casa, Sargento Juliano (PMDB), os legisladores tiveram postura atuante na comparação com as outras cidades do Grande ABC. "Em relação aos trabalhos dos outros legislativos da região, acho que nós estamos indo muito bem. Os projetos do Executivo que estão chegando na Casa estão sendo votados. Não tem nada acumulado. Até agora, o prefeito não sofreu nenhuma derrota nas votações."

Os vereadores Jairo Bafile, o Jairinho (PT); Pinheirinho (DEM) e Gilberto Wachtler (PTB) não apresentaram projetos. Israel Zekcer (PTB), recordista em projetos de lei - 30 desde o início da legislatura -, defendeu a atuação do Legislativo e destacou que seus projetos mais importantes levados à votação se referem à Saúde e Educação. Entre eles, o de número 49 - datado de 7 de abril - que propõe a inspeção anual do estado de saúde dos alunos da rede municipal.

Mesmo assim, o petebista defende a função das indicações. "Muitos vereadores priorizaram as indicações porque atendem diretamente os pedidos da população. O vereador é o agente público mais próximo dos moradores da cidade. É para ele que as necessidades urgentes são enviadas". O campeão de indicações foi Evilásio Santana Santos, o Bahia (DEM), com 109.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;