Cultura & Lazer Titulo
Vote no prêmio ‘Mulheres em Destaque’
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
01/03/2008 | 07:24
Compartilhar notícia


A partir deste sábado, moradores e profissionais da região já podem escolher as merecedoras do prêmio Mulheres em Destaque, promovido pelo Diário. A votação ocorre até o dia 16.

Para participar, basta eleger um nome em cada uma das 13 categorias do prêmio. A votação é fácil e rápida. Não é necessário fazer qualquer cadastro nem ter enviado indicações na primeira fase do Mulheres em Destaque, encerrada no dia 25 de fevereiro. Naquela ocasião, entidades e pessoas físicas encaminharam suas sugestões de nomes, com as respectivas justificativas das indicações.

A contagem de votos será feita a partir do dia 17, mas os nomes das vencedoras permanecerão em segredo até o dia 25, quando haverá a cerimônia de entrega dos tróféus no Teatro Municipal de Santo André.

Confira agora o perfil das indicadas:

Terceiro setor

Vera Monari. Atual presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Estado de São Paulo. Voluntária há mais de 15 anos da entidade. É voluntária da Apami (Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância).Teve câncer de mama e se curou.

Marlene Bueno Zola, 54 anos. Psicóloga. Há cerca de 20 anos atua na gestão de políticas sociais na região. Suas prioridades são infância, juventude e mulher. Preside a Fundação Criança de São Bernardo e coordena o Movimento Regional Criança Prioridade 1.

Inezita Awada. Iniciou trabalhos voluntários em 1961, na Vila Luzita. Em 1996, teve câncer de mama e foi curada. É voluntária na Fundação ABC, na Fac. de Medicina da FUABC, no Cepes (Centro de Estudos e Pesquisas em Saúde), na Casa Ronald McDonald e no Hospital Mário Covas.

Beleza

Carolina Córdoba, 59 anos. Nascida na Espanha, mora em São Caetano, onde trabalha como cabeleireira há 45 anos e é proprietária do salão Cari Internacional. É fundadora da Associação dos Cabeleireiros do ABC e realiza trabalhos voluntários.

Esaly Brú, 43 anos. Formada como cabeleireira, maquiadora artística, social e de TV em Barcelona. Sócia do salão BRÚ International. Recebeu três prêmios Tesouras de Ouro, dois Pincéis de Ouro, e dos prêmios Quality Brasil e Quality Mercosul. Psicóloga, realiza ações sociais.

Vânia Aparecida Maccari, 50 anos. Cabeleireira desde os 13 anos. Sócia do Maccario’s Cabeleireiros, em Santo André. Criou o programa Hidratação Solidária, por meio do qual arrecada alimentos. Diretora do Sindicato Patronal de Cabeleireiros do Grande ABC.

Empresarial

Alessandra Gonçalves. Quando estava grávida, há sete anos, investiu R$ 300 em um trabalho de decoração infantil. Hoje, é dona da Tatakuki, que fica em Mauá e fornece produtos para o Brasil todo. Já exportou para Portugal e Espanha.

Sandra Papaiz. A empresária iniciou a carreira na Papaiz em 1973, onde permaneceu até 1990 como gerente de exportação. Promove ações sociais na cidade por meio de entidades como a Apae de Diadema, a Creche Dom Bosco e a Santa Casa de Misericórdia.

Denise Apolinário. Empresária, ocupa há 30 anos o cargo de diretora-presidente no ramo de veículos em empresas localizadas no Grande ABC e Baixada Santista. É vice-presidente da Casa da Esperança, além de diiretora do Sincodiv e proprietária da Avel.

Comunicação

Claudete Reinhart. Jornalista. Iniciou carreira no semanário News Seller, onde deu início à coluna social. Passou a trabalhar com eventos empresariais, em atividades que vão da divulgação à contratação dos serviços. Como jornalista, escreve sobre comportamento.

Roberta Hidalgo. Formada em Publicidade e Propaganda, é diretora de Grupo de Mídia da Ogilvy. Começou como estagiária da Octopus, em Santo André, passou pela Publicis Norton e, em 2000, foi para a Ogilvy, onde hoje é responsável pelas contas da Motorola e Castrol.

Tania Silvestri. Diretora de marketing da Mercedes-Benz. É a primeira mulher a ocupar a função. Por mudar a ação de marketing na montadora, foi criado para ela o cargo de diretora de marketing e desenvolvimento da rede de concessionários.

Esportes

Laís Elena Aranha. Natural de Garça (SP), Laís se consagrou em Santo André como jogadora e técnica de basquete. Armadora da Seleção Brasileira, medalha de bronze no Campeonato Mundial em 1971, revelou estrelas do esporte.

Marina Ivete Miotto e Silva. Coordenadora de vôlei do São Caetano Esporte Clube. Trabalha na cidade há 30 anos, entre jogadora, técnica e coordenação. Se orgulha de ter iniciado quase 70% das atletas que atuaram na Superliga. É supervisora das seleções paulistas infanto e juvenil.

Silvia Regina de Oliveira, 44 anos. Paulista. Árbitra de futebol há 23 anos e moradora de Santo André. Entrou para a história como a primeira mulher a apitar uma partida oficial da sul-americana, na categoria masculina. Formada em Educação Física.

Cultura

Maria Elisa Leal Cardoso, 90 anos. Mora em São Caetano. Contadora e pianista. É professora do Grupo Pianístico de São Caetano. Foi premiada com 12 troféus, quatro medalhas e alguns certificados. Ministrou aulas de canto coral para crianças carentes.

Ana Bottosso, 40 anos. Diretora da Cia. de Danças de Diadema e coordenadora do Danceato, oriundo das oficinas da cidade, é também socióloga. Participou de companhias na França, Bélgica, Alemanha e Israel. Conquistou diversos prêmios como coreógrafa.

Fernanda Coneglian Bianchini, 29 anos. Fisioterapeuta, mora em São Caetano. Fundadora, presidente e professora voluntária da Associação de Balé e Artes para Cegos Fernanda Bianchini, criada há 13 anos. É cidadã emérita do município.

Gastronomia

Monica Polistchuk, 39 anos, de São Bernardo. Chef de cozinha. Trabalha na culinária internacional há mais de 20 anos. Foi chef em restaurantes da região de 1997 a 2005. Atuou nos Estados Unidos e em Londres e hoje realiza produção de festas.

Maria Antonia Begliomini, 57 anos, de São Bernardo. Começou na área em 1993, com congelados. Teve o restaurante Per Mangiare e hoje comanda o Maria Antonia Gastronomia, na cidade. Foi a segunda colocada no concurso Itália Culinária Institute for Foreigners.

Ana Maria Tomazoni. Consultora gastronômica de São Bernardo. Ministra aulas na Faculdade da Maturidade, pela PUC, e na Faculdade Aberta da Terceira Idade de São Bernardo, de gastronomia, nutrição e etiqueta. Presta assessoria no ramo.

Decoração e Arquitetura

Maximira Durigan. A designer de interiores, com escritório em Santo André, atua há 16 anos na área. Em 2007, foi premiada como Destaque do Ano pelo Pólo de Decoração do ABC. Cuida da revitalização e adequação da ONG Espaço Vita, em São Caetano.

Teresa Simões. Formada em arquitetura há 22 anos, tem escritório em São Bernardo. Foi uma das premiadas do Plano de Incentivo do Pólo de Decoração em 2006 e 2007. Trabalhou na revitalização do asilo Nosso Lar, em Santo André, como responsável pela reforma da lavanderia.

Ana Lucia Spagnuolo. Arquiteta há 14 anos, ministra aulas no Senac e na Oficina de Artes. Possui escritório em Santo André e foi premiada pelo Pólo de Decoração por sua atuação. Em conjunto com a entidade, participou por dois anos de projetos sociais.

Moda

Débora Spach, 47 anos. Dona da Casa das Três Meninas. em Santo André. Assumiu a loja de roupas fundada pela mãe, no Centro, aos 16 anos. Hoje, comanda as duas lojas: uma no Shopping ABC, e outra no ABC Plaza Shopping.

Isabella Marques, 54 anos. Estilista há 30 anos. Sempre participou de desfiles, chás e bazares beneficentes na região. Com fábrica em Mauá, atende mulheres que vestem do 48 ao 60. Atualmente leva sua moda a cidades como São Paulo, Curitiba, Rio, Ribeirão Preto e Belo Horizonte.

Maria de Fátima Ribeiro Greco, 49 anos. Abriu sua primeira loja, a Maria Maria, há 30 anos. Hoje, seu estabelecimento está no Shopping ABC, onde dispõe de roupas sofisticadas, trazendo sempre as últimas novidades da moda.

Direito

Gisela Leonor Saar, 77 anos. Reside em Rio Grande da Serra,onde nasceu. Formada em Direito. Participou como voluntária de inúmeras entidades da cidade. Entre as homenagens recebidas, há a da Rede Feminina de Combate ao Câncer, em 2006.

Silvana Louzada Lamattina Cecilia, 49 anos, Juíza da Terceira Vara do Trabalho de Santo André. É juíza do trabalho desde 1994. Atuou a favor da mudança do prédio do Fórum de Santo André para novas instalações com o objetivo de atender melhor trabalhadores e advogados.

Maria Izabel do Amaral Sampaio Castro, 41 anos. Promotora de Justiça da Comarca de São Caetano. Trabalha pela inclusão de portadores de necessidades especiais nas escolas e atua na apuração de denúncias e fiscalização de asilos e clínicas de repouso.

Pesquisa, ciência e tecnologia

Alessandra Dutra Coelho, 34 anos. Professora associada do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano. Atua nas áreas de robótica autônoma, inteligência artificial, controle de processos, otimização linear e otimização não-linear.

Cássia Silveira de Assis, 54 anos, desenvolve pesquisas na área de engenharia civil e ambiental do Instituto Mauá. Realiza projetos e consultoria na área de estrutura e gerenciamento de resíduos urbanos. Integra o comitê de meio ambiente do Instituto Brasileiro do Concreto.

Maria Angela Zaccarelli Marino, 58 anos. Médica da Faculdade de Medicina ABC e pesquisadora da Síndrome de Hashimoto. Há quase 20 anos pesquisa a incidência e as causas do elevado número de casos de tireoidite crônica auto-imune na região.

Educação

Tais Faria. Formada em letras,com MBA em marketing, mestrado em Educação e professora de idiomas (fala nove línguas). Criou o projeto Voti Leitores da Luz, em que crianças e jovens declamam poesias a idosos, pessoas hospitalizadas e crianças de orfanatos.

Rita de Fátima Sola. Formada em pedagogia, com especialização em gestão educacional. Foi professora, supervisora e diretora e hoje está à frente da EE Professora Therezinha Sartori, em Mauá. A escola é considerada modelo de bom ensino. Desenvolve ações junto à comunidade,

Yolanda Ascêncio. Deficiente visual, é autora de 18 livros, Formada em Letras Anglo-Germânicas, Pedagogia, Administração e Supervisão Escolar e Direito. Empresta seu nome à Escola Estadual localizada no bairro Olímpico, em São Caetano.

Saúde

Zubeide Marcon Rebelo da Silva, 67 anos. Ginecologista, nasceu em São Caetano, onde atua há 40 anos. Iniciou o primeiro serviço de prevenção ao câncer ginecológico na cidade, em 1971. É médica colaboradora na Faculdade de Medicina do ABC.

Evelina Foster Marques, 57 anos. Enfermeira. Fez trabalhos voluntários na Pastoral da Criança, em Santo André, durante cinco anos. Coordenou a Casa de Apoio à Criança com Câncer da cidade e hoje é voluntária do Projeto Crescer, de apoio a famílias de crianças com câncer.

Elaine Jácomo, 30 anos. Psicóloga. Voluntária no grupo Meimei de São Bernardo. Criou e coordena o curso de orientação a gestantes carentes do Programa Gestante Feliz. No fim do curso, as participantes recebem enxoval completo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;