Setecidades Titulo
Disciplina militar dá resultado em escola estadual em São Caetano
Willian Novaes
Do Diário do Grande ABC
23/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


As meninas sobem por um lado das escadas e os meninos pelo outro. É assim que os 1.100 alunos, da 5ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, da EE Maria Conceição Moura Branco, no bairro Olímpico, em São Caetano, seguem para as salas.

Em algumas aulas, os garotos precisam esperar as adolescentes entrarem no ambiente, para na sequência sentarem nos seus lugares, que são determinados pela coordenação. Essas e outras normas de disciplina fazem parte do dia a dia dos estudantes.

As regras, em alguns momentos, lembram a rigidez de um quartel-general.

O uso de celulares, máquinas fotográficas, ipods, MP3 ou qualquer aparelho eletrônico é proibido. Caso o aluno seja surpreendido pelos inspetores com um desses equipamentos, será punido com até suspensão de um dia e os pais precisarão ir até a diretoria para retirar o objeto.

Mascar chicletes, namorar, andar abraçados e beijar não pode. Mas, engana-se quem pensa que os pais e os próprios alunos são contra a rigidez e o autoritarismo implantado no colégio pela antiga diretora Elisa Amélia Godoy Bezulle, que deixou a escola no final do ano passado, após 28 anos no cargo.

A maioria dos estudantes e pais elogiam. "O que está dando certo não se mexe. Um dos motivos para os pais matricularem os seus filhos aqui é a disciplina", diz a diretora Sonia Regina Fonseca Guerra, 52 anos, na função desde o início do ano.

Boas notícias - A recompensa por tantos "nãos" está nos resultados da escola nas últimas avaliações da rede dos ensinos Fundamental e Médio. No exame do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), de 2008, o Moura Branco ficou em primeiro lugar na região e a 0,03 de ter a melhor nota do Estado de São Paulo. Teve ainda boas qualificações no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) - avaliação em que está entre as melhores do Grande ABC - e na Prova Brasil, além do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo).

Outro bom resultado pelo cumprimento de todas as normas é que alguns alunos do 3º ano do Ensino Médio conseguem entrar nas melhores faculdades do País, como na Universidade de São Paulo (USP), federais, sem fazer cursinhos pré-vestibulares. Segundo a vice-diretora Fátima Montenegro, 43, desde 2006, a média é de seis a sete alunos que passam por ano em universidades públicas, além dos aprovados em faculdades particulares de primeira linha.

A escola conta com uma boa infraestrutura, com laboratórios de informática, auditório, quadra esportiva coberta, sala de leitura, além do acompanhamento de perto dos responsáveis. "Os pais são muito presentes. A média de comparecimento em reuniões de pais é de 97%", conta Sonia.

Educadores divergem sobre as regras
Os profissionais de educação consultados pelo Diário manifestaram opiniões diferentes sobre os métodos utilizados pela direção do Escola Maria Conceição Moura Branco.

Para o professor de Educação da USP (Universidade de São Paulo), Vitor Henrique Paro, métodos disciplinares rígidos são ultrapassados -eram utilizadas 200 anos atrás.

Ao ser informado que a instituição obtém os melhores índices nas avaliações do ensino estadual, respondeu : "Não é de estranhar. As escolas que conseguem bons resultados só funcionam desse jeito. Mas esses exames não acrescentam nada de novo aos estudantes", completa. "Boas escolas selecionam os alunos, e os pais que estão interessados cobram por disciplinas", diz Paro.

A especialista em Educação Maria Ângela Barbato Carneiro, da PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), concorda com as normas rígidas do colégio estadual.

"As regras fazem parte da vida escolar. Os alunos precisam observar os limites, assunto que em muitas escolas se perdeu ao longo do tempo e que nas famílias nem se discute mais", comenta.

"Às vezes, a instituição precisa chegar num extremo para conseguir um consenso. Isso não significa autoritarismo, mas autoridade da coordenação", acredita Maria Ângela.

Segundo a professora de psicologia da educação Denise D'Áurea Tardeli, da Metodista, normas rígidas de comportamento foram excluídas das escolas brasileira com a abertura política do País, mas estão retornando aos poucos. "É uma tendência mundial. A França está voltando a adotar. Já nos EUA, depois da tragédia de Columbine, tem até policiais dentro dos colégios", conta.

Para a educadora, esse método, sem direção clara, traz poucos princípios éticos para os estudantes. "Tem que explicar por que não pode. Senão, o comportamento fica mecanizado".

A Secretaria Estadual da Educação informou que cada unidade tem autonomia para criar os seus métodos de controle de disciplina.

Alunos reclamam da falta de liberdade para namorar
Os alunos do Moura Branco não veem problemas na maiorida das rígidas normas de disciplina do colégio. No entanto, a proibição de namorar no local provoca queixas.

No dia em que o Diário visitou a escola, a reportagem viu a seguinte cena: os garotos desceram por um lado e as meninas pelo outro. Um casal de alunos se encontrou no pátio e se abraçou. A menina, ao notar a presença da diretora Sonia Regina, deu um pulo e saiu andando rápido para o outro lado. O rapaz apenas deu risada.

A tensão tem o motivo: está na regra que os pais assinaram no começo do ano letivo, que tal ato é proibido. "Escola não é lugar para namorar", justifica a diretora.

Para Jade Pereira e Evandro de Freitas, ambos de 15 anos, a situação é complicada. Eles namoram há três meses e todos os dias aproveitam apenas os poucos minutos na saída, na porta do colégio. "A gente sempre dá um jeitinho", conta o rapaz.

A estudante Giovana de Paula, 17, está no 2º ano do Ensino Médio e adora os procedimentos do local. "A escola está certa em ser assim, talvez esse seja o nosso diferencial", diz. "É uma ditadura. As vezes irrita", diverge Fernando Gomes Leal, 19, do 3º ano.

A estudante Barbara Susan, 14, da 8ª série, resume bem o que pensa sobre as penas impostas aos alunos que não cumprem as regras. "Se aprontar, se ferra. É difícil estudar aqui. Mas também não tem muitas brigas entre os alunos", lembra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;