Economia Titulo
Inquilino pode se livrar de multa por rescisao
Vanessa Paes Barreto
Do InvestShop.com
04/11/2000 | 20:19
Compartilhar notícia


Os inquilinos desinformados podem pagar multa por rescisao de contrato desnecessariamente. É importante saber, por exemplo, que se deve comunicar a entrega de chaves por escrito com 30 dias de antecedência e que há casos em que o inquilino nao é obrigado a pagar multa.

"O inquilino está livre de multas se for transferido pelo trabalho ou se o apartamento precisar de obra que obrigue a desocupaçao do imóvel", afirma Dilma Pereira de Jesus, advogada cível e trabalhista, da Assessoria Jurídica ao Inquilino, do Rio de Janeiro.

Os contratos de aluguel nao podem ter prazo inferior a 30 meses e, caso o inquilino queira sair antes desse tempo, terá de pagar multa proporcional ao tempo que falta para acabar o contrato. "De acordo com o artigo 4º da Lei do Inquilinato e o artigo 924 do Código Civil, a multa sempre deve ser proporcional. Acima do contrato de aluguel está a lei", diz Sérgio Sender, advogado especialista em mercado imobiliário.

O pagamento da multa deve ser realizado apenas quando o inquilino sai por vontade própria do imóvel. Mas há casos em que nao há incidência de nenhuma cobrança. Um exemplo é o caso da transferência por motivo de trabalho. "O inquilino deve pedir declaraçao na empresa e apresentá-la ao proprietário junto com a notificaçao de entrega das chaves", recomenda Dilma.

Outro caso em que nao se deve pagar multa é quando, já ocupando o imóvel, o inquilino percebe que precisa fazer uma obra de grande dimensao. "Se a obra fizer com que o imóvel deva ficar desocupado por mais de 30 dias, pode-se rescindir o contrato sem pagar nada", explica Sender.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;